A santidade é o rosto mais bonito da Igreja. Papa Francisco
30/10 Sábado
9h30 – Abertura do Congresso: Luciano Dídimo e Fábio Tucci Farah
10h – Missa de abertura: Padre Ismar Dias de Matos - Clique aqui para assistir
11h – Santos e beatos de nossa terra – A história da hagiologia no Brasil.
Dr. José Luís Lira - Clique aqui para assistir
14h – Frei João Pedro de Sexto São João – E os desafios do apostolado na Amazônia
16h – Santidade: apologia do cristianismo - Os santos segundo J. Ratzinger - Bento XVI
19h – São José de Anchieta – A vida e a canonização do Apóstolo do Brasil
31/10 Domingo
10h30 – Hagiologia e demonologia – O combate ao Mal na vida de alguns santos
14h – Os santos de João Paulo II – Mudança significativa no panorama mundial
16h – Espiritualidade integradora – Interioridade e busca de Deus
19h – O verdadeiro rosto dos santos – O processo de recriação facial no século XXI.
1/11 Segunda-feira
9h – Autoconhecimento e espiritualidade: Uma trilha no caminho da santidade
11h – São José Maria Escrivá: E o caminho de santificação da Opus Dei
15h – Os santos e suas relíquias: O resgate de um sacramental esquecido
17h – O papa Francisco E a busca da santidade no dia a dia
19h – Missa de encerramento
Com transmissão on-line aos participantes do Congresso, será celebrada pelo padre João Maria Rodrigues no altar-mor de Cristo Rei da Regalis Lipsanotheca, sediada no Castelo de Ourém, próximo à Fátima.
20h – Considerações finais: Luciano Dídimo e Fábio Tucci Farah
Membros e Palestrantes
Mestre de Cerimônias
(Vasco Arruda)
Primeiro Secretário da ABRHAGI
Atual presidente da Academia Brasileira de Hagiologia
Secretário geral da ABRHAGI e coordenador do Congresso Brasileiro de Hagiologia.
Um dos fundadores e presidente de honra da Academia Brasileira de Hagiologia, Lira já publicou vinte e três livros e é um dos hagiologistas mais conceituados do país. Entre suas obras, destacam-se “Candidatos ao Altar”, “Nunca foi tão fácil ganhar o Céu – Memória de José Sánchez del Río”, “A Face de Santa Maria Madalena e a Descoberta de São Sidônio” e “Santidade na Ordem do Santo Sepulcro”.
Presidente da Província Nossa Senhora do Carmo (OCDS), Vargas é Doutor e Mestre em Filosofia. Já publicou três obras sobre os santos do Carmelo e a biografia inédita de seu patrono na Academia Brasileira de Hagiologia, “Frei João Pedro de Sexto São João: Apóstolo da Amazônia”.
Maior especialista brasileiro na obra de Bento XVI, Rudy é professor e coordenador dos cursos de Filosofia e Teologia do Centro Católico de Quixadá (UniCatólica). De sua pena, já saíram obras como “Bento XVI, a Igreja Católica e o ‘Espírito da Modernidade’”, “O Sacrifício da Palavra. A Liturgia da Missa segundo Bento XVI” e “A espiritualidade dos leigos no magistério eclesial desde o Vaticano II”.
Sacerdote jesuíta, trabalhou por sete anos como diretor do programa brasileiro da Rádio Vaticano e foi reitor do Santuário de Anchieta, em Anchieta (ES). Último vice-postulador no processo de canonização do Apóstolo do Brasil, padre César é autor de “O Colégio de Piratininga – A influência da Espiritualidade inaciana na fundação da cidade de São Paulo”.
Exorcista da Diocese de Bauru, o monsenhor Zani é delegado coordenador da Secretaria Linguística Portuguesa da Associação Internacional dos Exorcistas e diretor espiritual do portal Cura e Libertação. Na Academia Brasileira de Hagiologia, fundou e é o atual ocupante da cadeira 37 sob o patronato de São Pedro.
Associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, o padre Ismar é o fundador e atual ocupante da cadeira 26 da Academia Brasileira de Hagiologia sob o patronato do cônego Lafayette. Professor na PUC Minas de 2006 a 2019, ele atua como presbítero diocesano na Arquidiocese de Belo Horizonte.
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, defendeu a tese “Os Trapistas no Brasil”, em 2014. Articulista de vários jornais, já publicou dezenas de artigos sobre religião e espiritualidade. Na Academia Brasileira de Hagiologia, ocupa a cadeira 33 sob o patronato de São Francisco Xavier.
Designer 3D, Moraes se tornou um dos maiores expoentes do mundo na reconstrução facial forense. Sócio honorário da Academia Brasileira de Hagiologia, ele apresentou o rosto mais fidedigno de santos como Santo Antônio de Pádua, Santa Rosa de Lima, São Martinho de Porres, Santa Paulina e Santa Maria Madalena.
Educador com formação em medicina, sociologia, pedagogia, psicologia e teologia, Dr. Bezerra de Araújo é membro da Academia de Ciências Sociais do Ceará e da Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII. Atual vice-presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, ele ocupa a cadeira 19 sob o patronato de São Tomás de Aquino.
Jurista e membro de diversas Academias, incluindo a Academia Paulista de Letras e a Academia Brasileira de Hagiologia, como sócio honorário, Dr. Ives Gandra Martins é uma das vozes mais atuantes da Opus Dei no Brasil. Colunista de diversos veículos, foi um dos coordenadores da obra “Tratado Brasil-Santa Sé”.
Um dos mais consagrados peritos contemporâneos em relíquias sagradas, Evaristo é fundador e presidente da International Crusade for Holy Relics (ICHR) e do Apostolado pelas Sagradas Relíquias. Curador do maior acervo de relíquias fora do Vaticano, a Regalis Lipsanotheca, lançou no Brasil a obra “Relíquias Sagradas: Dos tempos bíblicos à era digital”.
Professor na Universidade Gregoriana e na Pontifícia Universidade Urbaniana, o Dr. Protz é o atual diretor do Departamento para a Língua Portuguesa da Rádio Vaticano. Há quase três décadas na emissora oficial da Santa Sé, ele acompanhou de perto momentos decisivos dos últimos pontificados da Igreja.
Capelão-mor adjunto da Regalis Lipsanotheca e capelão da Casa Real portuguesa.
Postar um comentário