No dia 23 de julho, comemora-se a festa (memória) da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe da Divina Graça, uma devoção própria da Ordem Carmelita, no último dia na oitava da festa de Nossa Senhora do Carmo.
Em torno do ano de 1610, o quadro da Mãe da Divina Graça foi encontrado pelo Padre Domingos de Jesus-Maria, que posteriormente foi eleito geral dos Carmelitas Descalços. Consta que em um certo dia, rezando diante do quadro, contemplou o sorriso da Virgem Mãe, que o ensinava a pedir-lhe graças. Humildemente, ele fez um precioso pedido: que Maria Santíssima dignasse ouvir os pedidos de todos os que lhe rendessem homenagem diante daquele quadro. Nesse momento recebe grande amor materno, quando ela lhe promete que ouviria e concederia muitas graças aos que rogassem a ela.
A devoção foi crescendo, juntamente com inúmeros testemunhos de graças alcançadas pela doce intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe da Divina graça.
São João Paulo II, ao meditar sobre a intercessão celeste da Mãe da Divina Graça, destaca que “ela por disposição da Divina Providência foi na terra a nobre Mãe do Divino Redentor, a Sua mais generosa cooperadora e a escrava humilde do Senhor” (LG, 61). Durante a sua vida terrena, Maria manifestou a sua maternidade espiritual para com a Igreja durante um tempo muito breve. Contudo, esta sua função apareceu com todo o seu valor depois da Assunção, e está destinada a prolongar-se nos séculos até o fim do mundo. O Concílio afirma expressamente: “esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na Anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, até a consumação eterna de todos os eleitos” (LG, 62).
Maria Santíssima caminha conosco, está a nos apontar passos seguros, como Mãe, como Mestra a brilhar, “aqui na terra como sinal de esperança segura e do conforto para o povo de Deus em peregrinação, até que chegue o dia do Senhor” (LG, 68).
E que assim como Santa Madre Teresa, nós também, possamos nos aproximar afetivamente e efetivamente da Virgem Mãe, que nos acolhe e nos ensina a importância da humildade e proclamarmos, de forma íntegra e determinada, o nosso “FIAT”- o nosso “Faça-se em mim segundo a sua Palavra”.
No Livro da Vida, Santa Teresa de Jesus escreve: “De outra vez, quando estavam todos no coro em oração depois das Completas, vi Nossa Senhora cercada de glória, com um manto branco, debaixo do qual parecia amparar todas nós” (cf. V 36,24).
OREMOS
Ó Senhor nosso Deus, Pai querido de todos nós, que em vossa infinita bondade, escolhestes a Virgem Maria para Mãe do autor da Graça e cooperadora de nossa salvação; concedei que ela nos obtenha a abundância de suas graças e nos ajude a percorrer os passos da salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
FONTES
Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe da Divina Graça - (ocdssaojose.org)
Memória na O.C.D.
Predestinada desde a eternidade junto com a Encarnação do Verbo divino, como Mãe de Deus, por desígnio da Providência divina, a Bem-aventurada Virgem foi nesta terra a sublime mãe do Redentor, singularmente mais que os outros sua generosa companheira e humilde serva do Senhor. Ela concebeu, gerou, nutriu a Cristo, apresentou-o ao Pai no templo, sofreu com seu Filho que morria na cruz. Assim de modo inteiramente singular, pela obediência, fé, esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para a restauração da vida sobrenatural das almas. Por tal motivo ela se tornou para nós mãe na ordem da graça. (Lumen Gentium 61).
Ofício das Leituras
Segunda Leitura
Da Homilia pronunciada no Concílio de Efeso por são Cirilo de Alexandria, bispo
Da Homilia pronunciada no Concílio de Efeso por são Cirilo de Alexandria, bispo
(Hom. 4: PG 77, 995-996)
Maria, caminho de acesso à fonte da graça
Salve, Mãe de Deus, Maria, venerável tesouro do mundo, lâmpada inextinguível, coroa da virgindade, cetro da justa doutrina, templo indestrutível, lugar daquele que lugar nenhum pode conter, mãe e virgem, por quem é proclamado bendito nos santos evangelhos, o "que vem em nome do Senhor".Salve, tu que compreendeste no sagrado seio virginal o Imenso e Incompreensível; por ti, é glorificada e adorada a Santíssima Trindade; por ti, festeja-se e é adorada no universo a cruz preciosa; por ti, exultam os céus; por ti, jubiIam os anjos e arcanjos, são postos em fuga os demônios; por ti, cai do céu o diabo tentador; por ti, é elevada ao céu a criatura decaída; por ti, todos os homens, presos pela insensatez dos ídolos, chegam ao conhecimento da verdade; por ti, recebem os fiéis o santo batismo, por ti, o óleo da exultação; por ti, surgem igrejas em toda a terra; por ti, as nações são levadas à conversão. E que mais direi? Por Maria, o unigênito Filho de Deus, a luz, resplandeceu para aqueles "que se assentavam nas trevas e na sombra da morte"; por ela, os profetas predisseram; por ela, os apóstolos proclamaram a salvação aos povos; por ela, ressuscitam os mortos; por ela, reinam os reis, pela Santíssima Trindade.Quem poderá celebrar dignamente Maria, digna de todo o louvor? É ela mãe e virgem; coisa admirável! Este milagre me põe estupefato. Quem jamais ouviu dizer ser o construtor impedido de habitar no próprio templo que construiu? Quem se abaixou até escolher por mãe a sua escrava?Eis que tudo se alegra porque comovidos e reverentes, cultuamos e adoramos a unidade e a indivisa Trindade, ao celebrarmos Maria sempre Virgem, o santo templo de Deus, e seu Filho e esposo imaculado. A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Laudes
Hino
Da caridade Estrela fúlgida
para os celestes habitantes,
para os mortais és da esperança
a fonte de águas borbulhantes.
Nobre Senhora, és poderosa
do Filho sobre o coração;
por ti, quem ora, confiante,
dele consegue a salvação.
Tua bondade não apenas
atende à voz dos suplicantes,
mas se antecipa, carinhosa,
aos seus desejos hesitantes.
Misericórdia é o teu nome,
suma grandeza em ti fulgura.
Com água viva de bondade,
sacias toda a criatura.
Glória a Deus Pai e ao Santo Espírito,
glória ao teu Filho Redentor,
que te envolveram com o manto
da sua graça e seu amor.
Leitura breve Is 61,10
Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça, qual noiva com suas jóias.
Responsório breve
R. O Senhor a escolheu,
* Entre todas preferida. R. O Senhor.
V. O Senhor a fez morar em sua santa habitação.
* Entre todas. Glória ao Pai. R. O Senhor.
Cântico Evangélico
Ant. Eu sou a mãe do belo amor e da santa esperança. Em mim se encontra toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança de vida e de virtude.
Preces
Celebremos nosso Salvador, que se dignou nascer da Virgem Maria; e peçamos:
R.Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!
Sol da justiça, a quem a Virgem Imaculada precedeu como aurora resplandecente,
- concedei que caminhemos sempre à luz da vossa presença. R.
Palavra eterna do Pai, que escolhestes Maria como arca incorruptível para vossa morada;
- livrai-nos da corrupção do pecado. R.
Salvador do mundo, que tivestes vossa Mãe junto da cruz;
- concedei-nos, por sua intercessão, a graça de participar generosamente nos vossos sofrimentos. R.
Jesus de bondade, que pregado na cruz, destes Maria por Mãe a João;
- fazei que vivamos também como seus filhos e filhas. R.
(intenções livres)
Pai nosso…
Oração
Senhor, em vossa infinita sabedoria, escolhestes a Virgem Maria para Mãe do autor da graça e cooperadora de nossa salvação; concedei que ela nos obtenha a abundância de suas graças e nos conduza ao porto da salvação eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Vésperas
Hino
Condoído Cristo desta humana raça
ferida em nós por merecida morte,
com o próprio sangue nos gerou à vida
e nova sorte.
Ó doce rio que redimiu o crime!
Ó vasto mar de inexauríveis bens,
que, em sete fontes, salvação e vida
sempre conténs.
Mas, estas fontes, quem ao mundo outorga?
Dá-se a Maria o encargo de as abrir;
ela dispõe do manancial das graças
para as repartir.
Todos os dons que nos ganhou o Cristo,
distribuí-los faz por sua Mãe Maria;
a seu arbítrio, quanto tem o Filho,
tanto confia.
Seja honra ao Pai, seja ao eterno Filho
e a vós também, que sois de ambos imanente,
ó Santo Espírito, um Deus em três pessoas,
eternamente!
Salmodia: https://www.liturgiadashoras.online/lh
Leitura breve Gl 4,4-5
Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva.
Responsório breve
R. Maria, alegra-te, ó cheia de graça,
* O Senhor é contigo! R. Maria,
V. És bendita entre todas as mulheres da terra e bendito é o fruto que nasceu do teu ventre!
* O Senhor é contigo! R. Maria,
V. És bendita entre todas as mulheres da terra e bendito é o fruto que nasceu do teu ventre!
* O Senhor. Glória ao Pai. R. Maria.
Cântico Evangélico
Ant. A nossa salvação está em vossas mãos, ó Mãe; olhai-nos benigna e serviremos ao Senhor com alegria.
Preces
Proclamemos a grandeza de Deus Pai todo-poderoso. Ele quis que Maria, Mãe de seu Filho, fosse celebrada por todas as gerações. Peçamos humildemente:
R. Cheia de graça, intercedei por nós!
Vós, que fizestes de Maria a Mãe de misericórdia,
- concedei a todos os que estão em perigo sentirem o seu amor materno. R.
Vós, que confiastes a Maria a missão de mãe de família no lar de Jesus e José;
- fazei que, por sua intercessão, todas as mães vivam em família o amor e a santidade. R.
Vós, que destes a Maria força para ficar de pé junto à cruz, e a enchestes de alegria com a ressurreição de vosso Filho;
- socorrei os atribulados e confortai-os na esperança. R.
Vós, que fizestes de Maria a serva fiel e atenta à vossa palavra,
- fazei de nós, por sua intercessão, servos e discípulos de vosso Filho. R.
(intenções livres)
Vós, que coroastes Maria como rainha do céu;
- fazei que nossos irmãos e irmãs falecidos se alegrem eternamente em vosso reino, na companhia dos santos. R.
Pai nosso…
Pai nosso…
Oração
Senhor, em vossa infinita sabedoria, escolhestes a Virgem Maria para Mãe do autor da graça e cooperadora de nossa salvação; concedei que ela nos obtenha a abundância de suas graças e nos conduza ao porto da salvação eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Senhor, em vossa infinita sabedoria, escolhestes a Virgem Maria para Mãe do autor da graça e cooperadora de nossa salvação; concedei que ela nos obtenha a abundância de suas graças e nos conduza ao porto da salvação eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Postar um comentário