Memória na OCD


Alberto nasceu em Trápani, na Sicília, no século XIII. Ainda jovem, entrou para a Ordem dos Carmelitas onde se distinguiu pelo ardor da pregação e pela fama de seus milagres. Em 1296, governou a Província Carmelitana da Sicília, como Provincial. Célebre por seu apaixonado amor à pureza e à oração, morreu em Messina, provavelmente em 1307.
Comum dos pastores ou dos santos homens: para religiosos.

Ofício das Leituras

Segunda Leitura
Do livro Instituição dos primeiros monges
(Lib. I, c.2; Ano C 3 [1914-1916], pp. 348-349)

Esconde-te na torrente de Carit

A palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: "Vai-te daqui, retira-te para o oriente e esconde-te na torrente de Carit, que está a leste do Jordão. Beberás da torrente". Estes salutares mandatos, a cujo cumprimento o Espírito Santo inspirou Elias, e estas desejáveis promessas que o estimularam a alcançá-las, devem ser medidas por nós, monges eremitas, palavra por palavra, com tanto maior sentido místico quanto nelas está contida mais plenamente a instrução, ou seja, a forma mais idônea para alcançar a perfeição e o fim da vida eremítica. É duplo o fim desta vida: um, que podemos atingir com nosso próprio esforço no exercício das virtudes, auxiliado pela graça divina, e que consiste em oferecer a Deus um coração santo e puro de toda mancha atual de pecado. Chega-se a este fim quando, já perfeitos, estamos em Carit, isto é, escondidos naquela caridade da qual o Sábio disse:  "A caridade cobre uma multidão de pecados". E porque o Senhor quis que Elias atingisse tal fim, disse-lhe: "Esconde-te na torrente de Carit".O outro fim da vida eremítica, concedido por puro dom de Deus, consiste em gozar, de algum modo, no coração e experimentar na mente, já nesta vida, a virtude da divina presença e a doçura da superna glória. É o que significa beber da torrente das delícias de Deus, e isto foi prometido por Deus a Elias, com as palavras: "Beberás da torrente”. Ora, o monge deve abraçar a vida eremítica e profética movido por essa dupla finalidade, como diz o Profeta: “Na terra seca, esgotada e sem água, apresentei-me no santuário, ó Deus, para contemplar o teu poder e a tua glória". Escolheu permanecer na terra seca, esgotada e sem água, para poder comparecer diante de Deus na santidade, ou seja, com um coração limpo de pecado. E isto indica o primeiro fim da vida solitária escolhida por ele, que é justamente oferecer a Deus um coração santo, isto é, puro de todo pecado atual. Ao acrescentar, porém: "para contemplar o teu poder e a tua glória", indica claramente o segundo fim de sua vida, que é experimentar, de alguma maneira, misticamente no coração e desde esta vida, a virtude da presença divina, prelibando a doçura da superna glória.Ao primeiro destes objetivos — a pureza do coração — chega-se com o trabalho e o exercício das virtudes, sempre auxiliados pela graça de Deus. E alcança-se o segundo — o conhecimento experimental do poder divino e da glória celeste — pela pureza do coração e pela perfeição do amor, como o próprio Senhor no-lo diz: "Quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e a ele me manifestarei".

Laudes

Cântico Evangélico
Ant: A boca do justo medita a sabedoria e sua língua fala o direito; no seu coração está a lei do seu Deus.

Oração
Ó Deus, que de Santo Alberto fizestes modelo de pureza e de oração e fiel servidor da Virgem Maria, fazei que, revestidos de idênticas virtudes, mereçamos ser dignos do perene convívio de vossa glória, no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Vésperas

Cântico evangélico
Ant: Felizes os puros em seu coração, porque eles verão o seu Deus face a face.

Oração
Ó Deus, que de Santo Alberto fizestes modelo de pureza e de oração e fiel servidor da Virgem Maria, fazei que, revestidos de idênticas virtudes, mereçamos ser dignos do perene convívio de vossa glória, no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem