(EF01CI01) Identificar, descrever e comparar de que materiais foram feitos os diferentes objetos do cotidiano, investigando e discutindo a origem da fonte da matéria-prima, os modos como são descartados no ambiente e como podem ser usados de forma mais consciente na cidade e no campo.

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais hábitos de higiene do corpo (tomar banho, lavar as mãos antes de comer ou após usar o banheiro, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz, as orelhas etc.) e a prática de atividades físicas são necessários para a manutenção da saúde individual e coletiva reconhecendo e respeitando os hábitos culturais das comunidades e as condições sociais de cada indivíduo.

(EF01CI04) descrever e comparar, por meio de observações, características físicas entre os colegas de modo a constatar a diversidade, reconhecendo a importância da valorização do acolhimento e do respeito a essas diferenças como forma de elevar a autoestima e construir a própria identidade.

(EF01CI05) Identificar, nomear e utilizar diferentes escalas de tempo em referências aos ritmos da natureza. Os períodos diários (manhã, tarde e noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos nas diversas situações do cotidiano.


(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA01SE) Conhecer e aplicar o conceito de adição, inclusive relacionando aos seus sinônimos, priorizando a concretização da adição como um agrupamento de elementos.

(EF01MA01SE) Reconhecer e utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim códigos de identificação, utilizando-se de jogos, exploração de problemas de contagem de objetos do cotidiano, observação de documentos pessoais e códigos presentes em contas de água, código de barras, entre outros presentes no contexto social da comunidade escolar e regional.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA02SE) Construir e compreender fatos básicos de subtração e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas através de manipulação de material concreto estabelecendo relações com situações do cotidiano.

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

(EF01MA03SE). Conhecer e aplicar o conceito de subtração, inclusive relacionando aos seus sinônimos.

(EF01MA04) Representação da quantidade de elementos de uma coleção (leitura, escrita simbólica e comparação de números até pelo menos 100)

(EF01MA04SE) Conhecer o conceito de multiplicação através do agrupamento de material concreto, a exemplo de esquemas, desenhos e suporte de imagem, entre outras representações.

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

(EF01MA06SE) Conhecer o conceito da divisão através da manipulação de material concreto, como também, situações que façam os alunos refletirem e vivenciarem os sentimentos de bondade, partilha, solidariedade, entre outros, através de situações de cordialidade uns com os outros no ambiente familiar.

(EF01MA07)- Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar com o suporte de imagens e/ou material manipulável, como também, questões orais, interpretação de problemas utilizando estratégias e formas de registro escrito, desenhos, entre outros recursos, que contemplem a construção do raciocínio lógico e, por conseguinte o letramento matemático.

(EF01MA09) Organizar e ordenar familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida, expressando suas percepções oralmente, por escrito, por desenho, dentre outros.

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições, como também em contornos de faces de sólidos geométricos utilizando-se da exploração de elementos da natureza e objetos.

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

EF06MA13 Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.


(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

(EF01LP28) Participar das interações orais em sala de aula, com liberdade, desenvoltura e respeito aos/às interlocutores/as, respondendo de acordo com o assunto tratado, formulando questões pertinentes.

(EF01LP32) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, regras e combinados que organizam a convivência em sala de aula, seguindo essas instruções para realizar ações com a mediação do/a professor/a.

(EF01LP33) Formular perguntas orais, ou sinalizá-las, para, com ajuda do/a professor/a ou familiares, levantar informações junto a pessoas da comunidade sobre fatos e fenômenos naturais e sociais que cercam o cotidiano.

(EF01LP34) Conhecer as letras do alfabeto, a ordem alfabética e sua utilização para guiar consultas a agendas, catálogos, dicionários, dentre outros.

(EF01LP41) Observar o uso de letras maiúsculas em nomes próprios.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

(EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários.

(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

(EF15LP01) Reconhecer e identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (casa, rua, comunidade escolar) e nas mídias impressas, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu, a quem se destinam.

(EF15LP02) Compreender e estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadas dos sentidos, da forma e da função social do texto) apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto. O gênero, o suporte e o universo temático bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.). Confirmando antecipação e inferências realizadas entes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Identificar e localizar informações explicitas em diferentes gêneros literários: verbais, não verbais, orais e escritas.

(EF15LP04) Conhecer e identificar o efeito do sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráficos e visuais (HQ, tirinhas, cartazes, propaganda etc) em textos multissemiáticos para uma melhor interpretação.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções ortográficas e de pontuação, usando, quando possível, as ferramentas digitais para familiarizar os alunos dessas tecnologias.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.


(EF15AR01) Conhecer e identificar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório como forma de transformação do contexto real do aluno.

(EF15AR01SE) Estabelecer relações entre os movimentos do corpo e a construção do movimento dançando.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)

(EF15AR02SE) Reconhecer formas distintas de manifestações do teatro através de jogos e brincadeiras.

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR03SE) Conhecer pessoas que tenham importância folclórica na região independente de classe social para trabalhar suas expressões.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.) fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, partindo do visual para a execução prática (imitação, reprodução).

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

(EF15AR08) Experimentar relações entre os movimentos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia) a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

(EF15AR09) Perceber relações entre as partes do corpo e destas com todo corporal na construção do movimento dançando utilizando em forma de percussão.

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF15AR15) Explorar e conhecer fontes, diversas como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal) na natureza e em objetos cotidianos reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

(EF15AR18) Conhecer e apreciar formas distintas de manifestação de teatro presentes em diferentes em diferentes contextos aprendendo a ver e ouvir histórias dramatizadas cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional através de jogos e brincadeiras.


(EF12EF01) experimentar fruir e recriar as diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF12EF02) Explicar por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita) as brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

(EF12EF07) Experimentar e identificar diferentes elementos básicos da ginástica: equilíbrios, altos giros, rotação, acrobacias, com ou sem materiais, e da ginástica geral de forma individual ou em pequenos grupos adotando procedimentos de segurança.

(EF12EF10) Descrever por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita audiovisual) as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica em geral identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.

EF03EO01- Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

EF03EO02 Agir de maneira independente com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

EF03EO03- Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

EF03EO04- Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos

(EF03EO05)- Demonstrar valorização das características dos outros (crianças e adultos)

EF03EO06- Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

EF03EO07- Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

EF03CG01- Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. - EF03CG02- Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, entre outras possibilidades. - EF03CG03- Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. - EF03CG04- Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. - EF03CG05- Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EF03TS01- Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

EF03TS02- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

EF03TS03- Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

EF03EF01- Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

EF03EF02- Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções rimas, aliterações e ritmos.

EF03EF03- Escolher e folhear livros, procurando orienta-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

EF03EF04- Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

EF03EF05- recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

EF03EF06-Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

EF03EF07- Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. - EF03EF08- Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.). - EF03EF09- levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

EF03ET01- Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

EF03ET02- Observar e descrever mudanças em diferentes materiais de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificias. - EF03ET03- Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. - EF03ET04- Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea) em diferentes suportes. - EF03ET05- Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. - EF03ET06- relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade. - EF03ET07- Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. - EF03ET08- Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

(EI03TS04) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EF01EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto comunitário (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e o desempenho corporal.

(EF01EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) de danças do contexto comunitário, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

(EF89EF01) Experimentar e fruir diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) nos esportes de rede/parede e esportes de invasão, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo, permitindo múltiplas experiências e o desenvolvimento de uma atitude crítica, reconhecendo e respeitando a pluralidade de ideias e a diversidade cultural humana.

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede e esportes de invasão oferecidos pela escola, vivenciando aspectos básicos relacionados aos fundamentos (regras, técnicas e táticas básicas).

(EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de rede/parede e nos esportes de invasão por meio das nas modalidades esportivas escolhidas como conteúdo específico, adaptando/criando coletivamente novas regras adequadas às necessidades dos estudantes e à realidade na qual a escola está inserida.

(EF89EF04) Identificar e compreender os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede e invasão.

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.


(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.


· (EF01GE01) Conhecer e descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças entre esses lugares, comparando os distintos modos de vida.

· (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

· (EF01GE03) Identificar e relatar dentro do seu contexto social as semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques entre outros) e privado para lazer e diferentes manifestações culturais. Bem como os valores de convivência e respeito ao outro reconhecendo as normas de conduta e conservação destes espaços.

· (EF01GE04) Discutir e elaborar coletivamente as regras da convivência em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.)

· (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura, umidade, estações do ano etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais comparando a sua realidade com outras.

· (EF01GE06) Identificar, descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de seu cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliário) considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção, evidenciando os objetos produzidos pela comunidade local.

· (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade, identificando as diferentes profissões e a sua importância para valorização do trabalho e da cidadania.

· (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar e descrever elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e trás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) tendo o próprio corpo como referência.

· (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.)


· (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e da comunidade.

· (EF01HI04) Identificar as diferenças entre variados ambientes em que vive (doméstico, escolar, comunidade) reconhecendo a especificidade e da sua comunidade.

· (EF01HI03) conhecer e identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras, atuais e de outras épocas e lugares considerando as erudições locais.

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar respeitando as diferentes composições familiares


(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

EF02HI11: Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem