AW-654581324

NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, COM SÃO JOSÉ

Ano Santo de São José (2020 – 2021)

Tema: “Rezar com a Virgem Maria e São José”

Lema: “A meditação dos mistérios de Cristo no Rosário”

(Rosarium Virginis Mariae)

(Por Estela da Paz, OCDS)

 

TEMA DE HOJE:

A Virgem Maria e São José, padroeiros da Boa Morte.

 

BOAS VINDAS

- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado;

- Nossa Senhora do Carmo, Rainha e formosura do Carmelo, intercedei por nós.

- Boa noite queridos irmãos e irmãs, reunidos em torno desta Novena de Nossa Senhora do Carmo com São José é uma imensa alegria para nós contar com a sua presença e a sua oração diariamente nesta novena, que possamos louvar e agradecer juntos nossa Mãe Santíssima.

- Convidamos você a entrar em espírito de oração, acalmando o coração, a mente e a toda alma para iniciarmos a Novena...

Vinde Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 


ORAÇÃO INICIAL:

Sinal da Cruz:

Pelo sinal da santíssima Cruz, Livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, Do Filho E do Espírito Santo. Amém.

Creio:

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

 

Pai Nosso:

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

 

Ave Maria:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres 
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

 

Glorioso São José, rogai por nós!

 

6º Dia:

A Virgem Maria e São José, padroeiros da Boa Morte.

Meditando com a Igreja:

A caminhada própria de José, a sua peregrinação da fé terminaria antes; ou seja, antes que Maria esteja de pé junto à Cruz no Gólgota e antes que Ela - tendo Cristo voltado para o seio do Pai se encontre no Cenáculo do Pentecostes, no dia da manifestação ao mundo da Igreja, nascida pelo poder do Espírito da verdade. E, contudo, a caminhada da fé de José seguiu a mesma direção, permaneceu totalmente determinada pelo mesmo mistério, de que ele, juntamente com Maria, se tinha tornado o primeiro depositário. A Encarnação e a Redenção constituem uma unidade orgânica e indissolúvel, na qual a «economia da Revelação se realiza por meio de ações e palavras, intimamente relacionadas entre si». Precisamente por causa desta unidade, o Papa João XXIII, que tinha uma grande devoção para com São José, estabeleceu que no Cânone romano da Missa, memorial perpétuo da Redenção, fosse inserido o nome dele, ao lado do nome de Maria e antes do dos Apóstolos, dos Sumos Pontífices e dos Mártires. (Redemptoris Custos, 6. S. J. Paulo II, 1989).

 

Meditando com o Carmelo:

A Virgem Maria é, sobretudo, modelo de escuta e de fidelidade ao Senhor e de serviço aos irmãos; é “modelo perfeito desta vida espiritual e apostólica é a bem-aventurada Virgem Maria, rainha dos Apóstolos: levando, na terra, uma vida semelhante à de todos, em dos os momentos se mantinha unida a seu Filho e de modo singular cooperou na obra do Salvador” (AA 4); é também modelo de oração e abnegação para o caminho da fé, e modelo de docilidade aos impulsos do Espírito Santo. Escolhido por Deus como chefe da modesta Família de Nazaré, na qual se deu o mistério da Encarnação do Verbo, São José soube desempenhar com fidelidade o seu papel de guarda e administrador do mistério da salvação, como um verdadeiro servidor de Jesus. O Carmelita Secular deve nutrir devoção filial a São José13, participando em suas festas litúrgicas. A ele fará orações diante dos desafios vivenciais diários, tendo-o como modelo de esposo, de pai e de trabalhador em meio à realidade secular. (Estatuto OCDS I, VIII- IX).

 

Meditando com São José e os santos do Carmelo:

Ao lado da Virgem Maria, São José é padroeiro da Boa Morte. “Em cada ação, em cada pensamento, tu deverias te comportar como se tu tivesses que morrer hoje mesmo; se terás a consciência limpa, não terás muito medo de morrer. Seria melhor estar longe do pecado que fugir da morte. Se hoje não és preparado a morrer, como o serás amanhã?” (Imitação de Cristo) A Igreja exorta-nos a prepararmo-nos para a hora da nossa morte («Duma morte repentina e imprevista, livrai-nos, Senhor»: antiga Ladainha dos Santos), a pedirmos à Mãe de Deus que rogue por nós «na hora da nossa morte» (Oração da Ave-Maria) e a confiarmo-nos a São José, padroeiro da boa morte. (CEC 1014) "Como é linda a família do céu. Lá tenho o Pai do Céu, nosso Irmão Jesus, o Espírito Santo, amor pessoal do Pai e do Filho, minha Mãe, meu papai José, todos à minha espera. O padrinho profeta Elias está acenando. A querida Teresa de Jesus já está me chamando. Como é celestial viver o espírito de família na terra, que é o ensaio da vida familiar no céu. Somos imagens de Deus família. É o único instinto de cada criatura humana". (Santa Myriam de Jesus Crucificado).

 


 

Rosário, piedade mariana e cristológica:

O “Pai nosso”.

Após a escuta da Palavra e a concentração no mistério, é natural que o espírito se eleve para o Pai. Em cada um dos seus mistérios, Jesus leva-nos sempre até ao Pai, para Quem Ele Se volta continuamente porque repousa no seu “seio” (cf.Jo 1,18). Quer introduzir-nos na intimidade do Pai, para dizermos com Ele: «Abbá, Pai» (Rom 8, 5; Gal 4, 6). É em relação ao Pai que Ele nos torna irmãos seus e entre nós, ao comunicar-nos o Espírito que é conjuntamente d'Ele e do Pai. O “Pai nosso”, colocado quase como alicerce da meditação cristológico-mariana que se desenrola através da repetição da Ave-Maria, torna a meditação do mistério, mesmo quando é feita a sós, uma experiência eclesial. (Rosarium Virginis Mariae, 32. J. Paulo II, 2002).

 

Intenções:

Intenção comunitária: Meditar sobre o encontro diário com Deus, e suplicar pelos que não O conhecem.

Intenção pessoal: (Colocar as intenções no chat - Breve momento de silêncio)

Proposta: Rezar o terço de Nossa Senhora, com a intercessão de São José.

 ORAÇÃO FINAL:

Ó Deus, que distinguistes a Ordem do Carmelo com o título glorioso da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, concedei-nos propício que hoje, na sua presença, possamos, munidos de sua ajuda, chegar ao vértice da sagrada montanha que é Jesus Cristo, Vosso Filho, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

 

LADAINHA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Senhor, tende piedade de nós…

Jesus Cristo, tende piedade de nós…

Senhor, tende piedade de nós…

Jesus Cristo, ouvi-nos…

Jesus Cristo, atendei-nos…

Deus Pai dos Céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

Mestra da vida interior…

Caminho seguro na noite escura…

Virgem da fé…

Virgem do Caminho de Perfeição…

Virgem fiel…

Virgem que sabe ouvir…

Mãe das Fundações…

Mãe do abandono perfeito…

Mãe da Pequena Via…

Mãe da caridade…

Mãe da humildade…

Senhora das Moradas eternas…

Senhora do “SIM”…

Senhora do Monte Carmelo…

Fiel esposa de José…

Esposa da Viva Chama de Amor…

Perfeita esposa do Cântico Espiritual…

Estrela do Carmelo…

Flor do Carmelo…

Formosura do Carmelo…

Nossa Senhora da Subida do Monte Carmelo…

Modelo de oração…

Modelo de vida interior…

Caminho que leva a Deus…

Alma enamorada de Deus…

Auxílio dos Carmelitas…

Serva do Senhor…

Sublime filha de Sião…

Esperança dos Carmelitas…

Rainha do silêncio…

Rainha do Castelo Interior…

Rainha do Carmelo…

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

 

V. Rogai por nós, Rainha e Formosura do Carmelo.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Salve Regina (Salve-Rainha).

 - Caros irmãos e irmãs, chegamos ao final da nossa Novena, em nome de toda a Província agradecemos sua participação e suas orações, que Deus sempre vos abençoe, uma Santa Noite e um Fraterno Abraço. Paz e Alegria!!!


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem