Reunidos por um mesmo amor a Cristo e dedicação à VirgemMaria Mãe de Deus, os membros da família do Carmelo continuam a amar-se fraternalmente, quer estejam empenhados na luta por Cristo nesta terra, quer terminada sua peregrinação terrestre, esperem a visão gloriosa do Senhor. Por isso, toda a Ordem, unida em oração, implora a misericórdia de Deus aos irmãos e irmãs falecidos, a fim de que, pela intercessão da Virgem Maria, sinal de esperança e de consolação, sejam acolhidos nos gloriosos coros dos santos, no Céu.

Como no dia 2 de novembro e no Ofício dos Defuntos conforme se segue:

Laudes

Hino
Ressurreição e vida nossa,
Cristo, esperança do perdão,
quando nos fere a dor da morte,
a vós se volta o coração.

Também na cruz a grande angústia
da morte humana vós provastes
quando, inclinando a vossa fronte,
ao Pai o espírito entregastes.

Ó Bom Pastor, em vossos ombros
vós carregastes nossa dor.
Destes a nós morrer convosco
do Pai no seio acolhedor.

Braços abertos, vós pendestes,
e vosso peito transpassado
atrai a si os que carregam
da morte o fardo tão pesado.

Quebrando as portas dos infernos,
do céu o Reino nos abris;
dai força agora aos sofredores,
dai-lhes enfim vida feliz.

Os nossos irmãos, que nos seus corpos
dormem na paz do vosso amor,
por vós estejam vigilantes
para entoar vosso louvor.

Salmodia

Ant.1​ Os ossos humilhados, no Senhor exultarão.

Salmo 50(51)

– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
– Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!

– Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *
o meu pecado está sempre à minha frente.
– Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,*
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

– Mostrais assim quanto sois justo na sentença,*
e quanto é reto o julgamento que fazeis.
– Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *
e pecador já minha mãe me concebeu.

– Mas vós amais os corações que são sinceros,*
na intimidade me ensinais sabedoria.
– Aspergi-me e serei puro do pecado, *
e mais branco do que a neve ficarei.

– Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *
e exultarão estes meus ossos que esmagastes.
– Desviai o vosso olhar dos meus pecados *
e apagai todas as minhas transgressões!

– Criai em mim um coração que seja puro, *
dai-me de novo um espírito decidido.
– Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

– Dai-me de novo a alegria de ser salvo *
e confirmai-me com espírito generoso!
– Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *
e para vós se voltarão os transviados.

– Da morte como pena, libertai-me, *
e minha língua exaltará vossa justiça!
– Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *
e minha boca anunciará vosso louvor!

– Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
– Meu sacrifício é minha alma penitente, *
não desprezeis um coração arrependido!

– Sede benigno com Sião, por vossa graça, *
reconstruí Jerusalém e os seus muros!
– E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *
os holocaustos e oblações em vosso altar!

Ant​. Os ossos humilhados, no Senhor exultarão.

Ant.2​ Das portas do abismo, livrai-me, Senhor!

Cântico Is 38,10-14.17-20

– Eu dizia: “É necessário que eu me vá *
no apogeu de minha vida e de meus dias;
– para a mansão triste dos mortos descerei, *
sem viver o que me resta dos meus anos”.

= Eu dizia: “Não verei o Senhor Deus †
sobre a terra dos viventes nunca mais; *
nunca mais verei um homem neste mundo!”
– Minha morada foi à força arrebatada, *
desarmada como a tenda de um pastor.

– Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, *
mas agora foi cortada a sua trama.
– Vou me acabando de manhã até à tarde, *
passo a noite a gemer até a aurora.
– Como um leão que me tritura os ossos todos,*
assim eu vou me consumindo dia e noite.
– O meu grito é semelhante ao da andorinha, *
o meu gemido se parece ao da rolinha.

– Os meus olhos já se cansam de elevar-se, *
de pedir-vos: “Socorrei-me, Senhor Deus!”
– Mas vós livrastes minha vida do sepulcro, *
e lançastes para trás os meus pecados.

– Pois a mansão triste dos mortos não vos louva, *
nem a morte poderá agradecer-vos;
– para quem desce à sepultura é terminada *
a esperança em vosso amor sempre fiel.

– Só os vivos é que podem vos louvar, *
como hoje eu vos louvo agradecido.
– O pai há de contar para seus filhos *
vossa verdade e vosso amor sempre fiel.

= Senhor, salvai-me! Vinde logo em meu auxílio, †
e a vida inteira cantaremos nossos salmos, *
agradecendo ao Senhor em sua casa.

Ant.​ Das portas do abismo, livrai-me, Senhor!

Ant.3​ Bendirei o Senhor toda a vida.

Salmo 145(146)

= Bendize, minh’alma, ao Senhor! †
Bendirei ao Senhor toda a vida, *
cantarei ao meu Deus sem cessar!
– Não ponhais vossa fé nos que mandam, *
não há homem que possa salvar.

= Ao faltar-lhe o respiro ele volta †
para a terra de onde saiu; *
nesse dia seus planos perecem.

= É feliz todo homem que busca †
seu auxílio no Deus de Jacó, *
e que põe no Senhor a esperança.

– O Senhor fez o céu e a terra, *
fez o mar e o que neles existe.
– O Senhor é fiel para sempre, *
faz justiça aos que são oprimidos;
– ele dá alimento aos famintos, *
é o Senhor quem liberta os cativos. –

= O Senhor abre os olhos aos cegos, †
o Senhor faz erguer-se o caído, *
o Senhor ama aquele que é justo.

= É o Senhor quem protege o estrangeiro, †
quem ampara a viúva e o órfão, *
mas confunde os caminhos dos maus.

= O Senhor reinará para sempre! †
Ó Sião, o teu Deus reinará *
para sempre e por todos os séculos!

Ant.​ Bendirei o Senhor toda a vida.

Leitura breve 1Ts 4,14
Se Jesus morreu e ressuscitou – e esta é a nossa fé – de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte.

Responsório breve

R
.​
Eu vos exalto, *​ Ó Senhor, pois me livrastes! ​
R.​ Eu vos exalto, *​ Ó Senhor, pois me livrastes! ​
V.​ Transformastes o meu pranto em uma festa. ​
R. *​ Ó Senhor, pois me livrastes! ​
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R.​ Eu vos exalto, *​ Ó Senhor, pois me livrastes! ​

Cântico evangélico

Ant.​
Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, diz Jesus. Quem crê em mim, mesmo depois de ter morrido, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas*
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant.​ Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, diz Jesus. Quem crê em mim, mesmo depois de ter morrido, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.

Preces
Oremos a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos e dará vida também aos nossos corpos mortais; e aclamemos:
R.​ ​Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Pai santo, fazei que nós, sepultados pelo Batismo na morte com vosso Filho e com ele ressuscitados, vivamos uma vida nova;
– para que, depois da nossa morte, vivamos para sempre em Cristo.
R.​ ​Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Pai de bondade, que nos destes o pão vivo descido do céu, como alimento das almas,
– fazei-nos alcançar a vida eterna e ressuscitar no último dia. ​
R.​ ​Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Senhor, que enviastes um anjo para confortar vosso Filho em sua agonia,
– fazei-nos sentir o conforto da esperança na hora de nossa morte.
R.​ ​Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Vós, que salvastes os três jovens da fornalha ardente,
– libertai as almas do castigo que sofrem por seus pecados. ​
R.​ ​Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Deus dos vivos e dos mortos, que ressuscitastes Jesus Cristo do sepulcro,
– ressuscitai também os defuntos e dai-nos um lugar junto deles na vossa glória.
R.​ ​Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração
Ó Deus, glória de vossos servos, concedei a nossos irmãos e irmãs falecidos que, unidos a nós por um só batismo pelo mesmo vínculo sagrado do Carmelo, seguiram a Cristo e sua Mãe, possam vos contemplar eternamente como seu Criador e Salvador. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Hora Média

Hino
Pelos culpados implorastes,
compadecido, a indulgência,
e ao companheiro de suplício
destes palavras da clemência.

Cristo Senhor, à vossa herança,
por vosso sangue redimida,
concedei ver a dor da morte
mudar-se em gozo e nova vida.

Chamai os servos que partiram
para onde a morte foi vencida.
Um hino eterno eles vos cantem,
Cristo Jesus, Senhor da vida.

Salmodia

Ant.​
Curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!

Salmo 122(123)

– Eu levanto os meus olhos para vós, *
que habitais nos altos céus.
– Como os olhos dos escravos estão fitos *
nas mãos do seu senhor,
– como os olhos das escravas estão fitos *
nas mãos de sua senhora,
– assim os nossos olhos, no Senhor, *
até de nós ter piedade.
– Tende piedade, ó Senhor, tende piedade; *
já é demais esse desprezo!
– Estamos fartos do escárnio dos ricaços *
e do desprezo dos soberbos!

Salmo 123(124)

– Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *
que o diga Israel neste momento;
– se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *
quando os homens investiram contra nós,
– com certeza nos teriam devorado *
no furor de sua ira contra nós.
– Então as águas nos teriam submergido, *
a correnteza nos teria arrastado,
– e então, por sobre nós teriam passado *
essas águas sempre mais impetuosas.
– Bendito seja o Senhor, que não deixou *
cairmos como presa de seus dentes!
– Nossa alma como um pássaro escapou *
do laço que lhe armara o caçador;
– o laço arrebentou-se de repente, *
e assim nós conseguimos libertar-nos.
– O nosso auxílio está no nome do Senhor, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!

Salmo 124(125)

– Quem confia no Senhor é como o monte de Sião: *
nada o pode abalar, porque é firme para sempre.
= Tal e qual Jerusalém, toda cercada de montanhas, †
assim Deus cerca seu povo de carinho e proteção, *
desde agora e para sempre, pelos séculos afora.
= O Senhor não vai deixar prevalecer por muito tempo †
o domínio dos malvados sobre a sorte dos seus justos, *
para os justos não mancharem suas mãos na iniqüidade.
= Fazei o bem, Senhor, aos bons e aos que têm reto coração, †
mas os que seguem maus caminhos, castigai-os com os maus! *
Que venha a paz a Israel! Que venha a paz ao vosso povo!

Ant.​ Curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!

Leitura breve Sb 1,13-14a.15
Deus não fez a morte, nem tem prazer com a destruição dos vivos. Ele criou todas as coisas para existirem. Pois a justiça é imortal.

V.​ No vale tenebroso nenhum mal eu temerei,
R.​ Porque vós, ó meu Senhor, Bom Pastor, estais comigo!

Oração
Ó Deus, glória de vossos servos, concedei a nossos irmãos e irmãs falecidos que, unidos a nós por um só batismo pelo mesmo vínculo sagrado do Carmelo, seguiram a Cristo e sua Mãe, possam vos contemplar eternamente como seu Criador e Salvador. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Vésperas
Hino

Cristo, Rei de poder infinito,
para dar toda a glória a Deus Pai,
e honra a nós, os perdidos outrora,
as cadeias da morte quebrais.

Assumindo dos homens as dores,
enfrentastes a dor derradeira
e, morrendo, vencestes a morte,
pela qual a serpente vencera.

Do sepulcro surgindo mais forte
no fulgor do mistério pascal,
para a vida chamais novamente
quem morreu para a culpa fatal.

Concedei-nos a vida da graça,
para que, ao voltar como Esposo,
nos acheis com a lâmpada acesa,
prontos para o festim glorioso.

Recebei-nos, sereno Juiz,
no descanso e na luz da verdade,
nós, que a fé, o amor, a esperança
sempre uniram à Santa Trindade.

Estes servos, libertos do corpo,
que suspiram por vós, Sumo Bem,
recebei nas celestes moradas
para sempre a louvar-vos. Amém.

Salmodia

Ant.1​
O Senhor te guardará de todo o mal: Ele mesmo vai cuidar da tua vida!

Salmo 120(121)

– Eu levanto os meus olhos para os montes: *
de onde pode vir o meu socorro?
– “Do Senhor é que me vem o meu socorro, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!”

– Ele não deixa tropeçarem os meus pés, *
e não dorme quem te guarda e te vigia.
– Oh não! ele não dorme nem cochila, *
aquele que é o guarda de Israel!

– O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, *
é uma sombra protetora à tua direita.
– Não vai ferir-te o sol durante o dia, *
nem a lua através de toda a noite.

– O Senhor te guardará de todo o mal, *
ele mesmo vai cuidar da tua vida!
– Deus te guarda na partida e na chegada. *
Ele te guarda desde agora e para sempre!

Ant.​ O Senhor te guardará de todo o mal: Ele mesmo vai cuidar da tua vida!

Ant.2​ Se levardes em conta nossas faltas, ó Senhor, quem poderia se salvar?

Salmo 129(130)

– Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, *
escutai a minha voz!
– Vossos ouvidos estejam bem atentos *
ao clamor da minha prece!

– Se levardes em conta nossas faltas, *
quem haverá de subsistir?
– Mas em vós se encontra o perdão, *
eu vos temo e em vós espero.

– No Senhor ponho a minha esperança, *
espero em sua palavra.
– A minh’alma espera no Senhor *
mais que o vigia pela aurora.

– Espere Israel pelo Senhor *
mais que o vigia pela aurora!
– Pois no Senhor se encontra toda graça *
e copiosa redenção.

– Ele vem libertar a Israel *
de toda a sua culpa.

Ant.​ Se levardes em conta nossas faltas, ó Senhor, quem poderia se salvar?

Ant.3​ Como o Pai ressuscita e dá a vida, assim o Filho dá a vida aos que o amam.

Cântico Fl 2,6-11

= Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual em natureza a Deus Pai.
(​R.​ ​Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!​)

= Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazendo-se aos homens semelhante.
(​R.​ ​Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!​)

= Reconhecido exteriormente como homem, †
humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz.
(​R.​ ​Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!​)

= Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime,*
e elevado muito acima de outro nome.
(​R.​ ​Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!​)

= Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos.
(​R.​ ​Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!​)

= E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
“Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!
(​R.​ ​Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!​)

Ant.​ Como o Pai ressuscita e dá a vida, assim o Filho dá a vida aos que o amam.

Leitura breve 1Cor 15,55-57
Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo.

Responsório breve

V.​ Ó Senhor, em vosso amor, *​ Dai a eles vossa luz! 
R.​ Ó Senhor, em vosso amor, *​ Dai a eles vossa luz!
V.​ Vós vireis para julgar os vivos e os mortos.
R. 
*​ Dai a eles vossa luz!
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R.​ Ó Senhor, em vosso amor, *​ Dai a eles vossa luz!

Cântico evangélico

Ant.​
Todo aquele que o Pai me entregou, há de vir até mim, diz Jesus; e a quem vem até mim, nunca irei rejeitar.

– A minh'alma engrandece o Senhor *
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
– pois, ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

– O Poderoso fez em mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
– Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

– Demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos.
– Derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou.

– De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada os ricos.
– Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

– como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Ant.​ Todo aquele que o Pai me entregou, há de vir até mim, diz Jesus; e a quem vem até mim, nunca irei rejeitar.

Preces
Oremos a Cristo nosso Senhor, que nos deu a esperança de transformar o nosso pobre corpo à semelhança do seu corpo glorioso; e o aclamemos:
R.​ ​Senhor, sois nossa vida e ressurreição!

Cristo, Filho do Deus vivo, que ressuscitastes vosso amigo Lázaro dentre os mortos,
– ressuscitai para a vida e para a glória os defuntos remidos com o vosso sangue.
R.​ ​Senhor, sois nossa vida e ressurreição!

Cristo, consolador dos aflitos, que na morte de Lázaro, do jovem de Naim e da filha de Jairo, acorrestes compassivo a enxugar as lágrimas de seus parentes e amigos,
– consolai também agora os que choram a morte dos seus entes queridos.
R.​ ​Senhor, sois nossa vida e ressurreição!

Cristo, Salvador dos homens, destruí em nosso corpo mortal o domínio do pecado, pelo qual merecemos a morte;
– para que em vós alcancemos a vida eterna.
R.​ ​Senhor, sois nossa vida e ressurreição!

Cristo, Redentor do mundo, olhai com bondade para aqueles que não vos conhecem e vivem sem esperança;
– para que também eles acreditem na ressurreição dos mortos e na vida futura.
R.​ ​Senhor, sois nossa vida e ressurreição!

Vós, que, ao curar o cego de nascença, lhe destes a alegria de poder ver o vosso rosto,
– revelai o esplendor da vossa face aos defuntos que ainda não chegaram à luz da glória.
R.​ ​Senhor, sois nossa vida e ressurreição!

(intenções livres)

Vós, que permitis a destruição da nossa morada terrestre,
– concedei-nos a eterna morada no reino dos céus.
R.​ ​Senhor, sois nossa vida e ressurreição!

Pai nosso…

Oração
Ó Deus, glória de vossos servos, concedei a nossos irmãos e irmãs falecidos que, unidos a nós por um só batismo pelo mesmo vínculo sagrado do Carmelo, seguiram a Cristo e sua Mãe, possam vos contemplar eternamente como seu Criador e Salvador. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem