O mês de junho, assim como o mês de maio, é bastante especial para a Igreja. Nesse mês, normalmente, ocorre a Solenidade de Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Além de outras solenidades que são a base da nossa fé, como a Santíssima Trindade, ainda celebramos os santos deste mês bem conhecidos por nós: Santo Antônio, São Pedro e São Paulo e Natividade de São João Batista.
Qual a origem da devoção ao Sagrado coração de Jesus
Em dezembro de 1673, precisamente no dia 27, em que o Sagrado Coração de Jesus foi revelado a Santa Margarida Maria Alacoque, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Santa Margarida teve a visão de Jesus Cristo mais duas vezes. Nas aparições, o próprio Senhor pediu para que ela divulgasse a devoção a seu Sagrado Coração.
Jesus, ao aparecer a Santa Margarida Maria Alacoque, com seu Coração transpassado pela espada, disse:
“Eis o coração que tanto tem a
mado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor.” E continuou dizendo: “Prometo, pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refúgio seguro nessa última hora.”
Vamos conhecer um pouco mais sobre esta devoção ao Sagrado Coração de Jesus!. Dividimos em 10 partes a fim de que didaticamente possamos compreender esta bela devoção, vamos lá....
Para conhecer a Deus, precisamos vê-lo refletido em suas criaturas, representações e imagens. Quanto mais elas são perfeitas, tanto mais alta é a ideia que formamos da Divindade. Esse é, aliás, o que fundamenta o culto às imagens e a liturgia católica.
Embora a consagração, enquanto tal, não imponha obrigações novas, ela exige de maneira séria e constante a prática dos deveres de todo cristão. Ela corresponde, em última análise, a uma renovação das promessas do Batismo. Manifesta a vontade de fidelidade ao maior dos Mandamentos:
“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças” (Mc 12, 30)
“Todos as noites de quinta para sexta-feira, te farei participar na mortal tristeza que quis sofrer no Horto das Oliveiras”.
A Santa tomou então o hábito de ficar em adoração diante do Santíssimo Sacramento nesse dia, das onze horas à meia-noite, em reparação e união aos sofrimentos de Nosso Senhor.
Isso inspirou a prática da Hora Santa, que pode ser feita em casa, na Igreja, em particular ou em comum e a qualquer hora. Consiste no exercício de oração mental ou vocal, contemplando a agonia de Nosso Senhor.
Sua representação clássica consiste em um coração, aberto no lado, envolto em chamas, rodeado por uma coroa de espinhos e encimado por uma chama mais potente e uma cruz. Ou ainda, a imagem de Nosso Senhor, com esse coração sobre o peito e o indicador da mão esquerda apontando para ele.
Finalmente, a devoção ao Sagrado Coração, pregada por Santa Margarida Maria, é uma devoção de reparação ao amor menosprezado e ultrajado de Jesus Cristo pelos homens. Por isso, o espírito de reparação deve animar todos os seus atos.
1. Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado.
2. Eu darei paz às suas famílias.
3. Eu as consolarei em todas as suas aflições.
4. Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte.
5. Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as sua empresas.
6. Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
7. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
8. As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição.
9. Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração.
10. Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
11. As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração.
12. Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.
1. O que caracteriza um devoto autêntico do Sagrado Coração de Jesus?
O devoto autêntico do Sagrado Coração de Jesus é aquele que procura conhecer a fundo essa devoção, reconhece sua importância incomparável para todos os homens e tem uma disposição efetiva de amá-lo e de fazer tudo quanto corresponde à sua vontade.2. Qual é o fim principal da devoção ao Sagrado Coração de Jesus?
Segundo Santa Margarida Maria Alacoque, a santa para qual o Sagrado Coração de Jesus apareceu em 1673, “o fim principal desta devoção é converter as almas a seu amor”. Isso quer dizer que devemos retribuir dignamente o amor que Nosso Senhor teve por nós, fazendo as pessoas reconhecerem o quanto Ele nos ama.3. Qual é o objeto da devoção Sagrado Coração?
O objeto dessa devoção é o Coração do Verbo Encarnado, tanto considerado no seu aspecto corporal quanto no símbolo de seu amor por Deus e pelos homens.4. Adora-se, então, o coração físico de Nosso Senhor?
Sim. Seu coração físico é adorável, assim como qualquer parte de seu Corpo, unido substancialmente ao Verbo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.5. Qual o termo final de nossas homenagens nesta devoção?
O termo final de nossas homenagens é a Pessoa de Jesus Cristo. Assim, em seu sentido amplo, quando se fala do Coração fala-se da própria Pessoa do Divino Redentor.6. Por que Jesus Cristo quer ser cultuado por meio de símbolos físicos?
Ele quer ser cultuado por meio dos símbolos físicos porque, conforme explica São Tomás de Aquino, o homem, não sendo puro espírito, precisa das coisas sensíveis para chegar ao conhecimento das espirituais.Para conhecer a Deus, precisamos vê-lo refletido em suas criaturas, representações e imagens. Quanto mais elas são perfeitas, tanto mais alta é a ideia que formamos da Divindade. Esse é, aliás, o que fundamenta o culto às imagens e a liturgia católica.
7. Por que Nosso Senhor escolheu o coração como símbolo de seu amor?
Porque o coração representa a sede do afeto, da compaixão e do sentimento e, por isso, seria o símbolo que melhor experimenta o amor de Cristo por Deus Pai e pelos homens. representa também a mentalidade de Nosso Senhor.8. De que maneira o Redentor quis que seu Coração simbolizasse seu amor?
Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria mostrando seu Coração divino envolto em chamas, rodeado por uma coroa de espinhos e encimado por uma cruz. É uma representação própria a despertar em nós sentimentos de gratidão, de reparação e o desejo da consagração.9. Quais são as principais práticas da devoção ao Sagrado Coração?
As principais práticas de piedade são:1ª Prática: Comunhão Reparadora nas Primeiras Sextas-feiras de cada Mês
Que foi pedida expressamente por Nosso Senhor a Santa Margarida Maria. Ligada a esta prática está a assim chamada Grande Promessa.2ª Prática: Comunhão Frequente
Um dos pedidos de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria foi o de “comungar tantas vezes quantas puder “. Evidentemente, estando em estado de graça e, para isso, confessando-se antes se necessário.3ª Prática: Consagração
Esta prática comporta dois elementos: a consagração propriamente dita, que é conveniente renovar periodicamente; e o propósito de viver em conformidade com essa consagração, buscando apenas os interesses do Sagrado Coração.Embora a consagração, enquanto tal, não imponha obrigações novas, ela exige de maneira séria e constante a prática dos deveres de todo cristão. Ela corresponde, em última análise, a uma renovação das promessas do Batismo. Manifesta a vontade de fidelidade ao maior dos Mandamentos:
“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças” (Mc 12, 30)
4ª Prática: Hora Santa
Nosso Senhor havia comunicado a Santa Margarida Maria:“Todos as noites de quinta para sexta-feira, te farei participar na mortal tristeza que quis sofrer no Horto das Oliveiras”.
A Santa tomou então o hábito de ficar em adoração diante do Santíssimo Sacramento nesse dia, das onze horas à meia-noite, em reparação e união aos sofrimentos de Nosso Senhor.
Isso inspirou a prática da Hora Santa, que pode ser feita em casa, na Igreja, em particular ou em comum e a qualquer hora. Consiste no exercício de oração mental ou vocal, contemplando a agonia de Nosso Senhor.
5ª Prática: Exposição e veneração da imagem do Sagrado Coração de Jesus
A imagem do Sagrado Coração ocupa lugar destacado nos desejos e nas promessas de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria. Jesus prometeu grandes graças àqueles que a levassem consigo ou a colocassem nas suas casas, escritórios, etc.Sua representação clássica consiste em um coração, aberto no lado, envolto em chamas, rodeado por uma coroa de espinhos e encimado por uma chama mais potente e uma cruz. Ou ainda, a imagem de Nosso Senhor, com esse coração sobre o peito e o indicador da mão esquerda apontando para ele.
Finalmente, a devoção ao Sagrado Coração, pregada por Santa Margarida Maria, é uma devoção de reparação ao amor menosprezado e ultrajado de Jesus Cristo pelos homens. Por isso, o espírito de reparação deve animar todos os seus atos.
10. Há outras práticas recomendadas aos devotos do Sagrado Coração?
Sim. Entre elas, a inscrição em associações pias, como, por exemplo, a Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus e o Apostolado da Oração; as orações e sacrifícios pelas almas do Purgatório; a recitação de ladainhas e outras preces em louvor do Sagrado Coração.As doze promessas do Sagrado Coração de Jesus
Jesus fez doze promessas à humanidade e revelou-as a Santa Margarida Maria Alacoque. O conhecimento dessas promessas fazem parte essencial da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Elas revelam a infinita misericórdia do amor ardente de Jesus por nós. São elas:1. Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado.
2. Eu darei paz às suas famílias.
3. Eu as consolarei em todas as suas aflições.
4. Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte.
5. Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as sua empresas.
6. Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
7. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
8. As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição.
9. Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração.
10. Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
11. As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração.
12. Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.
Postar um comentário