Laudes


V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.
R.
 Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.

Hino

Eu, tão pobre, que farei?
Que patrono chamarei?
Nem o justo está seguro.

Rei tremendo em majestade,
que salvais só por piedade,
me salvai, fonte de graça.

Recordai, ó bom Jesus,
que por mim fostes à Cruz,
nesse dia me guardai.

A buscar-me, vos cansastes,
pela cruz me resgatastes,
tanta dor não seja vã.

Juiz justo no castigo,
sede bom para comigo,
perdoai-me nesse dia.

Pela culpa, se enrubesce
o meu rosto; ouvi a prece
e poupai-me, justo Deus.

Vós, ó Deus de majestade,
vivo esplendor da Trindade,
entre os eleitos nos contai.

Salmodia

Ant. 1 Anunciamos de manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.

Salmo 91(92)

Louvor ao Deus Criador

Louvores se proclamam pelos feitos do Cristo (Sto. Atanásio).

2 Como é bom agradecermos ao Senhor *
e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!

3 Anunciar pela manhã vossa bondade, *
e o vosso amor fiel, a noite inteira,

4
 ao som da lira de dez cordas e da harpa, *
com canto acompanhado ao som da cítara.

5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, *
e rejubilo de alegria em vossas obras.

6
 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, *
quão profundos são os vossos pensamentos!

7 Só o homem insensato não entende, *
só o estulto não percebe nada disso!

8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, *
ou prosperem igualmente os malfeitores,

– são destinados a perder-se para sempre. *
9
 Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

=10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †
eis que os vossos inimigos vão perder-se, *
e os malfeitores serão todos dispersados.

11 Vós me destes toda a força de um touro, *
e sobre mim um óleo puro derramastes;

12
 triunfante, posso olhar meus inimigos, *
vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.

13 O justo crescerá como a palmeira, *
flori igual ao cedro que há no Líbano;

14
 na casa do Senhor estão plantados, *
nos átrios de meu Deus florescerão.

15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *
cheios de seiva e de folhas verdejantes;

16
 e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: *
meu Rochedo, não existe nele o mal!”

Ant. Anunciamos de manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.

Ant. 2 Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Cântico Dt 32,1-12

Os benefícios de Deus ao povo

Quantas vezes quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas! (Mt 23,37).

1 Ó céus, vinde, escutai; eu vou falar, *
ouça a terra as palavras de meus lábios!

2 Minha doutrina se derrame como chuva, *
minha palavra se espalhe como orvalho,

– como torrentes que transbordam sobre a relva *
e aguaceiros a cair por sobre as plantas.

3 O nome do Senhor vou invocar; *
vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

4 Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas, *
seus caminhos todos eles são justiça;

– é ele o Deus fiel, sem falsidade, *
o Deus justo, sempre reto em seu agir.

5 Os filhos seus degenerados o ofenderam, *
esta raça corrompida e depravada!

6 É assim que agradeceis ao Senhor Deus, *
povo louco, povo estulto e insensato?

– Não é ele o teu Pai que te gerou, *
o Criador que te formou e te sustenta?

7 Recorda-te dos dias do passado *
e relembra as antigas gerações;

– pergunta, e teu pai te contará, *
interroga, e teus avós te ensinarão.

8 Quando o Altíssimo os povos dividiu *
e pela terra espalhou os filhos de Adão,

– as fronteiras das nações ele marcou *
de acordo com o número de seus filhos;

9
 mas a parte do Senhor foi o seu povo, *
e Ja foi a porção de sua herança.

10 Foi num deserto que o Senhor achou seu povo, *
num lugar de solidão desoladora;

– cercou-o de cuidados e carinhos *
e o guardou como a pupila de seus olhos.

11 Como a águia, esvoaçando sobre o ninho, *
incita os seus filhotes a voar,

– ele estendeu as suas asas e o tomou, *
e levou-o carregado sobre elas.

12
 O Senhor, somente ele, foi seu guia, *
e jamais um outro deus com ele estava.

Ant. Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Ant. 3 Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! 

Salmo 8

Majestade de Deus e dignidade do homem

Ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja (Ef 1,22).

2 Ó Senhor nosso Deus, como é grande *
vosso nome por todo o universo!

–  Desdobrastes nos céus vossa glória *
com grandeza, esplendor, majestade.

=3
 O perfeito louvor vos é dado †
pelos bios dos mais pequeninos, *
de crianças que a mãe amamenta.

– Eis a força que opondes aos maus, *
reduzindo o inimigo ao silêncio.

4
 Contemplando estes céus que plasmastes *
e formastes com dedos de artista;

– vendo a lua e estrelas brilhantes, *
5 perguntamos: “Senhor, que é o homem,
– para dele assim vos lembrardes *
e o tratardes com tanto carinho?”

6 Pouco abaixo de Deus o fizestes, *
coroando-o de glória e esplendor;

7
 vós lhe destes poder sobre tudo, *
vossas obras aos pés lhe pusestes:

8 as ovelhas, os bois, os rebanhos, *
todo o gado e as feras da mata;

9
 passarinhos e peixes dos mares, *
todo ser que se move nas águas.

10 Ó Senhor nosso Deus, como é grande *
vosso nome por todo o universo!

Ant. Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

Leitura breve Rm 12,14-16a

Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Mantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.

Responsório breve

R. A alegria canta sobre meus bios,
* E a minh’alma libertada exultaR.
 A alegria.

V. Também celebrarei vossa justiça. * E a minh’alma.
Glória ao Pai
R. 
A alegria.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant.Guiai nossos passos no caminho da paz!

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * 

porque a seu povo visitou e libertou
69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * 
os profetas desde os tempos mais antigos, 

71 para salvar-nos do poder dos inimigos * 
e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * 
recordando a sua santa Aliança 

73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * 
de conceder-nos 
74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 
75 em santidade e em justiça diante dele, * 
enquanto perdurarem nossos dias. 

=76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † 
pois irás andando à frente do Senhor * 
para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados; 

78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * 
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados 

– e para dirigir os nossos passos, * 
guiando-os no caminho da paz

Ant.Guiai nossos passos no caminho da paz!

Preces

Celebremos a bondade e a sabedoria de Jesus Cristo, que quer ser amado e servido em todos os nossos irmãos e irmãs, principalmente nos que sofrem; e lhe peçamos:

R. Senhor, tornai-nos perfeitos na caridade!

Recordamos, Senhor, nesta manhã, a vossa ressurreição,
 e vos pedimos que estendais à humanidade inteira os benefícios da vossa redenção.R.

Fazei, Senhor, que demos hoje bom testemunho de vós,
 e, por vosso intermédio, ofereçamos ao Pai um sacrifício santo e agradável.R.

Ensinai-nos, Senhor, a descobrir a vossa imagem em todos os seres humanos,
 e a vos servir em cada um deles.R.

Cristo, verdadeiro tronco da videira do qual somos os ramos,
 fortalecei a nossa união convosco para produzirmos muitos frutos e glorificarmos a Deus Pai.R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração

Cantem vossa glória, Senhor, os nossos lábios, cantem nossos corações e nossa vida;e já que é vosso dom tudo o que somos, para vós se oriente também todo o nosso viver. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

I DOMINGO DO ADVENTO

I Vésperas

 V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.

R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo.
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia. 
 


Hino

Eterna luz dos homens,
dos astros Criador,
ouvi as nossas preces,
de todos Redentor.

Ao ver compadecido
do mundo a perdição,
em vosso amor viestes
trazer-lhe a salvação.

Se sombra do pecado
a tudo escurecia,
Esposo, vós saístes
do seio de Maria.

Ao simples ecoar
do vosso nome eterno,
joelhos vão dobrando
o céu, a terra, o inferno.

Um dia voltareis,
Juiz e Rei de tudo.
Oh dai-nos hoje a graça,
na tentação escudo.

Ao Pai e ao Filho glória,
ao Espírito também,
louvor, honra e vitória,
Agora e sempre. Amém

Salmodia

Ant. 1 Anunciai entre os povos: Eis que vem nosso Deus, Salvador.

Salmo 140(141),1-9

Oração nas dificuldades da vida

Da mão do anjo, subia até Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos (Ap 8,4).

1 Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; *
quando eu grito, escutai minha voz!

2
 Minha oração suba a vós como incenso, *
e minhas mãos
, como oferta da tarde!

3 Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *
e vigi
as às portas dos lábios!

4 Meu coração não deixeis inclinar-se *
às obras más nem às tramas do crime;

– que eu não seja aliado dos ímpios *
nem parti
lhe de suas delícias!

=5 Se o justo me bate é um favor; †
porém jamais os perfumes dos ímpios *
sejam usados na minha cabeça!

– Continuarei a orar fielmente, *
enquanto e
les se entregam ao mal!

=6 Seus juízes, que tinham ouvido †
as suaves palavras que eu disse, *
do rochedo já foram lançados.

=7
 Como a  rebentada por terra, †
os seus ossos estão espalhados *
e disper
sos à boca do abismo.

8 A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, *
em vós me abrigo: poupai minha vida!

9 Senhor, guardai-me do laço que armaram *
e da armadilha dos homens malvados!


- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Anunciai entre os povos: Eis que vem nosso Deus, Salvador.

Ant. 2 Eis que vem o Senhor com seus santos. e haverá grande luz nesse dia. Aleluia.

Salmo 141(142)

Vós sois o meu refúgio, Senhor!

Tudo o que este salmo descreve se realizou no Senhor durante a sua Paixão (Santo Hilário).

2 Em voz alta ao Senhor eu imploro, *
em voz alta suplico ao Senhor!

=3
 Eu derramo na sua presença †
o lamento da minha aflição, *
diante de
le coloco minha dor!

4 Quando em mim desfalece a minh’alma, *
conheceis, ó Senhor, meus caminhos!

– Na estrada por onde eu andava *
contra mim
 ocultaram ciladas.

5 Se me volto à direita e procuro, *
não encontro quem cuide de mim,

– e não tenho aonde fugir; *
não impor
ta a ninguém minha vida!

=6 A vós grito, Senhor, a vós clamo †
e vos digo: “Sois vós meu abrigo, *
minha herança na terra dos vivos”.

7
 Escutai meu clamor, minha prece, *
porque fui
 por demais humilhado!

8 Arrancai-me, Senhor, da prisão, *
e em louvor bendirei vosso nome!

– Muitos justos virão rodear-me *
pelo bem
 que fizestes por mim.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Eis que vem o Senhor com seus santos. e haverá grande luz nesse dia. Aleluia.

Ant. 3 O Senhor há de vir com poder. todo homem verá sua glória.

Cântico Fl 2,6-11

Cristo, o Servo de Deus

=6 Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual
 em natureza a Deus Pai.

(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!)

=7 Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazen
do-se aos homens semelhante.
(R.)

= Reconhecido exteriormente como homem, †
8 humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz.
(R.)

=9 Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *
e eleva
do muito acima de outro nome.
(R.)

=10 Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus
, seja na terra ou nos abismos.
(R.)

=11 E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
“Na verda
de Jesus Cristo é o Senhor!”
(R.)

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor Jesus Cristo se humilhou; por isso Deus o exaltou eternamente.

Leitura breve 1Ts 5,23-24
Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

Responsório breve

R. Que o universo rejubile e dê gritos de alegria:
Pois o Senhor há de chegar R. Que o universo.
V. Eu vi um novo céu, eu vi uma nova terra;
nunca mais haverá choro nem clamor nem aflição.
Pois o Senhor. Glória ao Pai. R. Que o universo.

Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant.:

Ano A Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir.


Ano B Eis, de longe está vindo o Senhor, seu fulgor enche todo o universo.

Ano C Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações ficarão angustiadas; verão, então, o Filho do Homem, descendo numa nuvem, com poder e grande glória.

A alegria da alma no Senhor

46 A minha alma engrandece ao Senhor *

47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52
 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;

53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55
 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant.:

Ano A Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir.


Ano B Eis, de longe está vindo o Senhor, seu fulgor enche todo o universo.

Ano C Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações ficarão angustiadas; verão, então, o Filho do Homem, descendo numa nuvem, com poder e grande glória.

Preces

Invoquemos a Cristo Jesus, felicidade e alegria de todos os que o esperam; e digamos:

R. Vinde, Senhor, e não tardeis!

Esperado das nações, cheios de alegria, aguardamos vossa vinda:
 vinde, Senhor Jesus. R.

Vós, que existis eternamente, antes da criação do mundo,
– vinde salvar os que vivem neste mundo R.

Vós, que criastes o universo e tudo o que nele existe,
– vinde renovar a obra de vossas mãos. R.

Vós, que não recusastes assumir a natureza mortal,
– vinde libertar-nos do poder da morte.
 R.

Vós, viestes à terra para nos dar uma vida nova,,
– vinde e dai-nos a vida eterna. R.

(intenções livres)


Vós, que quisestes reunir no vosso reino toda a humanidade,
 vinde congregar na unidade todos os que esperam a visão da vossa face. R.

Pai nosso.

Oração

Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem