AW-654581324

02 de Fevereiro de 2023
Quinta-feira da IV semana do Tempo Comum
Apresentação do Senhor no Templo
Festa
Texto Orante: Luz Mabel Naranjo, CMS – Colômbia





Música do dia: Benedictus
Ain Karem - CD: "Según tu palabra" Nº11

Motivação
Espírito Santo, vem a este mundo onde dispomos o coração e a mente para escutar a mensagem de Deus e colocá-lo em ação em nossa vida.
Segunda a tradição católica, no dia 2 de fevereiro celebramos a festa da Apresentação do Senhor. Esta festa é conhecida e celebrada com diversos nomes: a Apresentação do Senhor, a festa da Luz, a festa das Candeias e a festa da Candelária, todos estes nomes expressão o significado da festa: Cristo é a Luz do mundo. Nesse dia da Apresentação do Senhor, a liturgia nos propõe levar nas mãos círios acesos e ir ao encontro do amor de Cristo.


Do Evangelho de São Lucas 2, 22-40
Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos -, como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.


Comentário Orante
Qual é a lei que Deus nos pede ao apresentar um pequeno? Valores, cuidados materiais, moral, leis civis, leis dos homens? Tal como Simeão, viu no Senhor a paz que necessito e a salvação? Reconheço que Jesus Cristo é a luz que ilumina a todos sem exceção alguma? Que significa que é a luz que ilumina em minha vida, na vida de cada um? Dou graças a Deus Pai com muita alegria por haver enviado nosso Salvador?



PALAVRA DOS MÍSTICOS

Escreve Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein:
"Observei como uma aldeã entrava na Catedral de Frankfurt com a cesta da compra, permanecendo um momento para rezar. Isto foi para mim algo completamente novo. Nas sinagogas e nas Igrejas protestantes que tenho frequentado, os crentes acodem às funções. Aqui, entretanto, uma pessoa entrou na igreja deserta, como se fosse conversar na intimidade. Não pude esquecer o ocorrido".


ORAÇÃO
Meu Senhor Jesus Cristo,
chegas como a grande luz que ilumina por toda parte,
entras em nosso coração
e tira toda escuridão.
A lei de Deus é semear e cuidar,
em quem está sob nossa proteção
e em nós mesmos: amor, misericórdia,
bondade, humildade, congruência,
os bons valores, atitudes e ações na vida.
Ajuda-nos, Senhor, a cumprir tua lei
e a ver-te constantemente
em cada um de nossos irmãos,
em tudo que nos rodeia.
Que levemos e recebamos paz,
porque és o caminho e a salvação.
Obrigada porque me criaste
e me permite gozar de quanto tu me dás.
Te peço que bendigas a todas as crianças do
mundo e a nossas famílias.

Luz Mabel Naranjo, CMS, Colômbia


Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem