18 de Fevereiro de 2023
Sábado da VI Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Consuelo Rodriguez, CM, Colômbia



Motivação

Peça ao Espírito que lhe ensine a orar. Chame-O repetidamente. A petição repetida nos capacita para receber o dom.
Vem, Espírito, serena meu interior,
recria as memórias de minha fé.
Encha minha casa de tua fragrância.
Ver, tocar, sentir, cheirar, contemplar a formosura de tua criação, são dons maravilhosos que me falam de ti, Deus da vida, que me ajudam a entrar neste espaço de céu, de poder-nos encontrar e desfrutar um do outro.

Do Evangelho de São Marcos 9,2-13


Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas como dizem as Escrituras que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”. 

Comentário Orante

No Monte Tabor Jesus lhe manifestou a três de seus discípulos sua glória, sua melhor identidade, e se fazemos memória, também a nós, em muitas ocasiões, nos manifestou sua glória, por exemplo: quando servimos a alguém com amor e desinteressadamente, sentimos no coração uma grande alegria, um bem-estar, lá Jesus está nos revelando.
Quando oramos de coração e nos sentimos renovados, estamos no Tabor com Ele. Que bom deixar-nos levar por Jesus com maior frequência a este monte.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresinha:

« Um dia, uma das minhas mestras da Abadia me perguntou o que fazia nos dias de folga, quando estava sozinha. Respondi-lhe que me punha atrás de minha cama num vão que ali havia, fácil para mim de fechar com o cortinado, e nesse lugar ficava a "pensar". Mas, em que pensáveis? perguntou-me. - Penso no Bom Deus, na vida... na ETERNIDADE, enfim, penso!... Muito se divertiu a boa religiosa à minha custa. Mais tarde, gostava de lembrar o tempo em que pensava, e perguntava-me se ainda me punha a pensar... Compreendo agora que, sem o saber fazia oração, e que o Bom Deus já me instruía em segredo.».
(História de uma Alma, Manuscrito A)



ORAÇÃO

Oramos com Santa Elisabeth da Trindade:
Meu Deus, Trindade que adoro,
ajuda-me a esquecer-me de mim mesmo
para estabelecer-me em ti,
como se minha alma estivesse já na eternidade,
que nada possa perturbar minha paz,
nem me fazer sair de ti, meu imutável,
mas que cada minuto me leve mais longe
na profundidade de teu mistério.
Pacifica minha alma.
Faça dela teu céu, tua morada amada
e o lugar de teu repouso.

Consuelo Rodriguez, CM, Colômbia

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem