05 de Março de 2023
Domingo da II Semana Da Quaresma
Texto Orante: Teresa Gárriz


Motivação

Que bem vem a luz para caminhar na noite! “Que bem sei eu a fonte que mana e corre mesmo de noite!”, cantava João da Cruz, o místico.
Em teu caminhar como cristão necessita uma presença alentadora, uma experiência de ânimo para seguir, uma alegria que ponha azeite em todas suas feridas.
Hoje lhe oferece Jesus um dia de graça. Vá com Ele ao monte. Contemple seu rosto, escute tua voz, deixe que lhe toque com teu amor, que lhe mostre tua beleza. Com Ele pode passar dos cálculos egoístas ao amor, da indiferença à fraternidade, da rotina à novidade.

Do Evangelho de São Mateus 17, 1-9



Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisso apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém essa visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.



Comentário Orante

Do deserto, onde experimentamos a tentação vencida com a Palavra, subimos ao monte, onde acontece o encontro luminoso com Jesus. Só um encontro pessoal e amoroso com Ele nos levará a tocar a vida de cada dia com compromisso e esperança. Jesus se mostra como luz e enche nossas noites de claridades.
O cansaço pelos problemas cotidianos, a dor diante de um mundo tão ferido, o não entender a cruz, a desesperança diante do futuro..., tudo se ilumina com sua presença.
As palavras do Pai convidam a deixar espaço a Jesus. Abrir os ouvidos para perceber em cada uma de suas palavras o amor que nos tem e a paz que deixa. Escutar-lhe para poder seguir seus passos até a Páscoa, levando a cruz de cada dia, com uma missão: estar próximo dos que sofrem.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve São João da Cruz:
«Que sei bem eu a fonte que mana e corre
mesmo de noite!
Aquela eterna fonte está escondida,
mas eu bem sei onde tem sua guarida,
mesmo de noite.
Sua origem não a sei, pois não a tem,
mas sei que toda a origem dela vem,
mesmo de noite.
Sei que não pode haver coisa tão bela,
e que os céus e a terra bebem dela,
mesmo de noite.
Sua claridade nunca é obscurecida,
e sei que toda luz dela é nascida,
mesmo de noite».
(Poesia 8)


ORAÇÃO

Estar diante de ti, Jesus. Sem pressa.
Com os olhos fitos em ti,
para entregar a vida, contigo,
quando descermos ao plano.
Tua luz enche de claridade minha vida.
Abro minha janela e a deixo entrar.
Minha casa iluminada por tua luz se converte
em um humilde sinal de tua presença no
mundo.
Obrigada, Pai
Em teu Filho nos disse e deu tudo.

Teresa Gárriz

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem