18 de Março de 2023
Sábado
Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria
PADROEIRO DA IGREJA E PATRONO DO CARMELO
Texto Orante: P. Milton Moulthon Altamiranda, OCD

Motivação


Em comunhão com a Igreja universal celebramos a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e Pai de Jesus, o Senhor. Ele é o guardião da Igreja peregrina na terra. Encarna todas as virtudes para vivermos nossa espiritualidade cristã. Varão justo que sempre fez a vontade de Deus e esteve sempre disponível para secundar ou apoiar todos os desígnios de Deus, nosso Pai. Cuidou atentamente da Virgem Maria e do Menino Jesus, mesmo em meio da profunda escuridão desses mesmos desígnios. São José é modelo de fé e de seguimento.


Do Evangelho de São Mateus 1,16.18-21.24


Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.


Comentário Orante


A Palavra é clara e contundente: “Quando José despertou, fez o que lhe havia mandado o anjo do Senhor”. São muitas as lições que nos ensina São José, o Varão justo, que passa na Bíblia sem pronunciar uma só palavra e entretanto, é o Pai da Palavra, Jesus de Nazaré, que é a Palavra encarnada de Deus, em meio do nosso mundo e de nossa história.
São José sempre foi dócil à Palavra que Deus lhe dirigiu através do anjo e a pôs em ação. É o homem da ação que secunda os planos divinos de salvação. A figura de São José é muito próxima a nós e nos interpela, para que como ele, nós, saibamos cumprir fielmente a missão que Deus nos encomenda.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Santa Teresa de Jesus, no livro da Vida, nos conta sua experiência orante com São José:
Quisera eu persuadir a todos a serem devotos deste glorioso Santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus... Se eu fora pessoa que tivesse autoridade para escrever, de boa vontade me alongaria a dizer muito por miúdo as mercês que este glorioso Santo mete feito a mim e a outras pessoas. Só peço, por amor de Deus, que faça a prova quem não me acreditar e verá, por experiência, o grande bem que é o encomendar-se a este glorioso Patriarca e ter-lhe devoção. Em especial, as pessoas de oração sempre lhe haviam de ser afeiçoadas...Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome a este glorioso Santo por mestre e não errará no caminho”.
(Vida 6,7.8)


ORAÇÃO

Oh Deus, Pai bom,
que ao melhor estilo de São José,
sejamos capazes de colaborar
fiel e incondicionalmente
com teu plano de salvação,
cuidando atentamente de todos aqueles
que nos encomendou,
sobretudo em cada uma
de nossas famílias.
Dá-nos a graça de ser capazes,
como São José,
de discernir teus sonhos
sobre a humanidade,
sobre a Igreja e sobre
nossos lares.
Fortalece nossa vontade
para pôr a tua em ação.
Que através de nós,
teu plano de salvação siga adiante.

P. Milton Moulthon Altamiranda, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem