21 de Março de 2023
Terça-feira da IV Semana da Quaresma
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE



Motivação

Faça-se consciente da presença de Deus que lhe rodeia e lhe habita. Silencia sua mente e abra seu coração a tua palavra, que lhe oferece a oportunidade de escutar Jesus, que se aproxima do mais necessitado em meio de tantos. Se aproxima, como sempre, com o afã de curar, de fazer mais leve a vida do doente de 38 anos atrás, que se encontra só e abandonado na piscina de Betesda. Senhor, tua palavra nos dá vida. Teu olhar alegra o coração.

Do Evangelho de São João 5, 1-16

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados: cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda'”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’? O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.




Comentário Orante

Era um inválido e não sabia nem falar. Com o passar dos anos lhe invadiu uma nociva tristeza e um profundo pessimismo. Não tinha palavra. Mas passou Jesus junto dele e o curou.
Aproxime-se de Jesus. Ele sempre infunde ânimo. O ajuda a colocar-se de pé. O convida a deixar a maca. O liberta dos medos. Aproxime-se de Jesus.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Nos diz Santa Teresa
“A porta para entrar neste castelo é a oração..., a que não se percebe com quem fala e o que pede é quem é que pede e a quem, não a chamo oração, por mais que se mexam os lábios...”.
“Não falemos, pois, com essas almas tolhidas que, se o Senhor não vem e lhes ordena que se levantem como o fez com aquele que jazia há trinta anos na piscina, são muito desventuradas e correm grande perigo. Façamo-lo com as almas que chegam enfim a entrar no castelo, porque ainda que estejam muito metidas no mundo, têm bons desejos e vez por outra se encomendam a Nosso Senhor, refletindo sobre quem são”.
(1 Moradas 1, 7.8).



ORAÇÃO

Tu, Jesus, estás próximo.
Dás paz e serenidade a meu coração.
Tu cuidas de nossa fragilidade
e nos convidas a cuidar dos mais fracos.
Dá-nos um coração limpo
para fazê-lo com imensa ternura, como tu.
Junto aos pobres acontece o milagre da vida.

CIPE


 Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem