Graças aos seus esforços, foi proclamada como a primeira santa nascida no Brasil e, dessa forma, o dia 13 de agosto passou a ser considerado a data oficial da festa litúrgica da santa.
Para celebrar o Dia de Santa Dulce dos Pobres com mais paixão, não deixe de fazer a poderosa oração à Irmã Dulce. Peça pela ajuda e proteção da santa e faça deste dia um momento de conexão com o divino!
Dia de Santa Dulce dos Pobres: história da santa
Com 13 anos, antes de virar freira, Maria Rita de Souza Brito Lopes, a Irmã Dulce, já acolhia pessoas carentes em sua própria casa. Sua residência se transformou em um centro de atendimento para moradores em situação de rua e pessoas doentes, conhecido como ''A Portaria de São Francisco''.Aos 19 anos, tornou-se freira e, na mesma época, Maria adotou o nome Dulce para homenagear sua mãe que faleceu quando tinha apenas 7 anos de idade.
No ano de 1933 virou professora e entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe. Com o tempo, ela ficou encarregada de dar aulas em um colégio em Salvador. No entanto, segundo a ONG Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o maior interesse dela era em ajudar pessoas necessitadas.
Por causa desse grande desejo em amparar os mais vulneráveis da sociedade, em 1935, a freira passou a dar assistência à uma comunidade em Alagoas e atender operários na Bahia. Dois anos depois, Irmã Dulce fundou o Círculo Operário da Bahia e, mais tarde, inaugurou uma escola pública para os operários e para os filhos deles.
No Convento que morava, ela abrigou cerca de 70 doentes no galinheiro. Posteriormente, o local foi transformado em um hospital. Ela trabalhou bastante para promover um centro educacional, um albergue e um pavilhão para deficientes dentro do hospital, entre outros diversos projetos beneficentes.
Ficou tão conhecida por ajudar o próximo, que foi apresentada ao Papa João Paulo II, quando o mesmo visitou o Brasil em 1980.
Faleceu em março de 1992 devido a problemas respiratórios, mas, antes de partir, recebeu novamente uma visita do papa. Hoje, a ONG OSID, criada por ela, se tornou uma grande unidade de saúde, com atendimentos totalmente gratuitos e recebe milhões de pacientes por ano.
Curiosidades sobre a Irmã Dulce
Foi proclamada como a primeira santa nascida no Brasil
Por sua total dedicação aos pobres, a freira foi proclamada como a primeira santa nascida no Brasil. A cerimônia de canonização foi realizada no Vaticano no dia 13 de outubro de 2019 pelo papa Francisco. Agora, ela é reconhecida como a Santa Dulce dos Pobres.
Postar um comentário