04 de Fevereiro de 2023
Sábado da IV Semana do Tempo Comum
Beato Frei Maria Eugênio do Menino Jesus,
presbítero e fundador do Instituto Nossa Senhora da Vida
Memória facultativa - OCD
Texto Orante: Luz Mabel Orozco Naranjo, CMS-Colômbia

 


Motivação

Hoje decido tomar tempo para estar só e encontrar-me com Deus, não só uma vez ao ano, mas todos os dias porque verdadeiramente nutre e traz paz a minha vida.
Jesus me convida hoje a compadecer-me e solidarizar-me com quem necessita que seja teu guia, e lhe ensine o que melhor possa.
Também me convida a ser humilde e aprender d’Ele, o Mestre, e de quem sempre me ensina, e, finalmente, a ser agradecido com Deus e com quem me permite fazer viva a Palavra do Senhor.

Do Evangelho de São Marcos 6, 30-34



Naquele tempo: Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Comentário Orante

Jesus nos urge ir ao retiro, ao deserto, ao silencio, ao lugar onde estejamos longe de todas as coisas que nos distraem. Às vezes é tanta correria que nos esquecemos de nós mesmos, de atender nosso templo e, sobretudo, do encontro com Deus.
Quanto tempo dedico para atender-me a mim mesmo, a minha relação com Deus? Dou conta de que é necessário ter tempo para mim, para o encontro com minha família, com Deus?
Jesus nos ensina a crescer intelectualmente, socialmente, como família, como pessoa, a crescer espiritualmente.
Sigo o exemplo e a humildade do Mestre Jesus Cristo e ensino e ajudo aquele que necessita crescer em qualquer aspecto da vida? Me interesso em deixar que Jesus Cristo me ensine através de sua Palavra, de sua mensagem diária? Ensino e dou graças pelo que Deus Pai nos provê?

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve São João da Cruz:
No Amado acho as montanhas,
Os vales solitários, nemorosos,
as ilhas mais estranhas,
os rios rumorosos,
e o sussurro dos ares amorosos;
A noite sossegada,
quase aos levantes do raiar da aurora;
a música calada,
a solidão sonora,
a ceia que recreia e que enamora.
(São João da Cruz, Cântico Espiritual, 14.15)



ORAÇÃO

Meu Senhor e Mestre Jesus Cristo,
quero seguir-te.
Sei que devo parar-me e ir ao silencio,
onde esteja só, onde só tu e eu possamos falar, dizer-te tudo o que sinto,
escutar-te e nutrir-me de ti, de teu amor.
Também seguir teu exemplo,
atender e ensinar ao que necessita.
Aprender de ti e de todo aquele que me ensine.
Obrigada por tudo o que nos dás.
Obrigada a Deus Pai e ao Espírito Santo
porque estão comigo em minha pequenez,
em minhas necessidades
e em minhas realizações,
não me abandonem nunca,
porque os necessito em todo momento.

Luz Mabel Orozco Naranjo, CMS, Colômbia

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem