05 de Fevereiro de 2023
Domingo da V semana do Tempo Comum
Texto Orante: Luz Mabel Orozco Naranjo, CMS - Colômbia


Motivação

Hoje, domingo, dia do Senhor, a comunidade cristã se reúne para celebrar a Eucaristia, a fonte de sua vida cristã. A Palavra de Deus é como um espelho no qual nos olhamos. Deus nos olha com um olhar criativo, que é de agradecer. Seu olhar e sua palavra estão cheios de vida.
Hoje o Evangelho fala de como Jesus vê seus amigos e de como os anima em meio das dificuldades e perseguições. Nos olha com os olhos de Deus e nos diz: “Vós sois discípulos missionários”. Coloque-se entre eles. Sua palavra pode ser também para você uma fonte de ânimo.

Do Evangelho de São Mateus 5, 13-16



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.


Comentário Orante


Somos o sal da terra, chamados a contagiar as músicas escondidas das bem-aventuranças nas pequenas coisas de cada dia. Somos sal da terra, enviados a afrontar a apatia e a vulgaridade com criatividade e beleza, com gestos simples e palavras de verdade. De onde nos nasce tudo isto? Nasce de Jesus, que traz uma salvação surpreendente, mais além de todo o esperado.
Somos a luz, se estamos com Jesus. O que ilumina e o que mantém em nós a luz de Jesus é a oração interior, a comunhão com Ele, daí recebemos a coragem para a missão. De tanto olhar ao que é a Luz, ficamos iluminados para olhar tudo com seu olhar. A luz é para dá-la, não serve se se esconde. Se nos isolamos do mundo, nossa luz se perde. Sair e iluminar, ir ao encontro, esta é a tarefa.

PALAVRA DOS MÍSTICOS

Escreve o Beato Maria Eugênio do Menino Jesus:
«A oração é como o sol e o centro de todas as ocupações do dia. Pela noite, tenho a impressão que é a única coisa importante que tenho feito durante o dia. Encontro tudo e a todo o mundo em Jesus e assim posso ser-lhes mais útil (C 47). Enchei vossa alma de força e de luz com um simples contato com Deus. Oferecei-vos a Ele, e confiai tudo ao Espírito Santo (C 142)».

ORAÇÃO

Espírito Santo, dá-nos tua sabedoria
para encontrar o sabor da vida
que o Pai nos oferece.
Na vida simples, comum,
queremos ser a luz de Jesus.
Na vida diária, trabalhadora, solidária,
queremos ser o sal de Jesus.
Obrigada, Jesus, por tantas pessoas
que nos tem iluminado com sua vida.
Com sua luz posta sobre o candeeiro
venceste nossos medos à noite,
tem sido nosso farol nas tormentas.

Luz Mabel Orozco Naranjo, CMS -Colômbia

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem