11 de Fevereiro de 2023
Sábado da V Semana do Tempo Comum
Bem-aventurada Virgem Maria de Lourdes
Texto Orante: Consuelo Rodríguez, CM – Colômbia




Motivação

Faço uma parada no caminho e me disponho para encontrar-me contigo, Jesus. Te reconheço como o Senhor da minha vida, como a fonte da autêntica misericórdia. Deus próximo, que compadeces das misérias humanas e buscas sempre como remediá-las. Neste dia, com a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, quero trazer a este espaço de oração todos os enfermos, tanto da alma como do corpo, para que encontrem em ti a fortaleza, a saúde e a vida.

Do Evangelho de São Marcos 8, 1-10


Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 'Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.' Os discípulos disseram: 'Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?'
Jesus perguntou-lhes: 'Quantos pães tendes?'
Eles responderam: 'Sete.'
Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças,
partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem.
E eles os distribuíam ao povo. Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.


Comentário Orante

Se estou aqui neste momento de oração é porque sou ou quero ser discípulo de Jesus, e este evangelho é uma oportunidade maravilhosa para aprender do Mestre a sê-lo. Jesus, com seu exemplo, me ensina como fazer parte de seu Reino desde estas quatro ações:
Primeira: Passar de um olhar indiferente ou utilitarista a um olhar comprometido e interessado pela realidade da outra pessoa com a qual compartilho a vida.
Segunda: Sentir com o outro, que me leva a ser solidário, a compartilhar o que sou e tenho com criatividade.
Terceira: Servir com generosidade. Quanto mais me dou, mais bençãos recebo.
Quarta: Ver em todos e em tudo a presença de Deus sem pré-julgamentos.

PALAVRA DOS MÍSTICOS


Escreve Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein:

«Na solidão do silencioso aposento de Nazaré desceu a força do Espírito Santo sobre a Virgem orante, levando assim à plenitude a Encarnação do Salvador. Reunida em torno da Virgem, silenciosa e orante, esperava a Igreja em gestação o novo derramamento do Espírito Paráclito que havia de vivificá-la e conduzi-la à clareza interior e a uma atividade externa cheia de frutos».
(A oração da Igreja)


ORAÇÃO

Obrigada, Deus de amor, oleiro do homem.
Tuas mãos me fizeram um recipiente pequeno, mas profundo,
capaz de albergar, para logo compartilhar, a abundância de teu amor,
tua vida, tua benção, tua dignidade, tua paz
e tua luz. Obrigada pelos que compartilham
também sua riqueza comigo.
Obrigada por permitir-me ser benção.

Consuelo Rodríguez, CM, Colômbia.

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem