10 de Fevereiro de 2023
Sexta-feira da V Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Consuelo Rodríguez, CM, Colômbia


Motivação

Vem, Espírito de Amor, toma minha mente, meu coração, e harmoniza todo meu ser para fazer deste espaço um momento de céu, de encontro, de alegria, de libertação. Nutra-me com tua Palavra e faça-me dócil a tua vontade. Me abro a tua graça e te dou a permissão de atuar em minha vida.

Do Evangelho de São Marcos 7, 31-37


Naquele tempo: Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'.


Comentário Orante

Hoje me reconheço como o surdo do evangelho, e em fé creio que Jesus sai a meu encontro, que Ele me ama tanto e quer curar-me daqueles pensamentos obsessivos e ações negativas que me isolam, que não me permitem reconhecer sua voz em meio de minhas realidades e as de meus irmãos.
Me deixo levar por Ele, com a certeza de que Jesus sempre age na intimidade do coração, e ali lhe entrego tudo o que me impede abrir-me a sua graça.
Me sinto tocado por Deus e, no que resta do dia contemplo e proclamo suas maravilhas, reconhecendo que tudo o faz bem.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Elisabeth da Trindade:

« Felizes os ouvidos da alma que esteja suficientemente vigilante e suficientemente recolhida para escutar essa voz do Verbo de Deus! E felizes também “os olhos” da alma que, “iluminada” por uma fé viva e profunda, possa assistir “a chegada” do Mestre a seu santuário interior!»
(Tratados Espirituais)

ORAÇÃO

Jesus, obrigada por abrir meu espírito à oração ensinando-me a olhar o céu
com a confiança plena de que tenho um Pai que me escuta.
Obrigada por tocar minha existência abrindo meu coração á ternura, à proximidade, ao encontro com meus irmãos.
Obrigada por abrir meu entendimento para contemplar, cuidar e valorizar
as maravilhas de tua criação.
Obrigada por recordar-me sempre que sou obra de tuas mãos.

Consuelo Rodríguez, CM, Colômbia

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem