16 de Fevereiro de 2023
Quinta-feira da VI semana do Tempo Comum
Texto Orante: Consuelo Rodríguez, CM - Colômbia

Motivação

Faço uma parada no caminho e me disponho a fortalecer meu trato de amizade contigo, Jesus. Sei que sozinho não posso, por isso peço a assistência de teu Espírito, que me leve a conhecer-te melhor, a amar-te autenticamente e a servir-te decididamente.

Do Evangelho de São Marcos 8, 27-33


Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.


Comentário Orante


Em algum momento da vida temos identificado Jesus pelo que nos contaram d’Ele ou lemos, mas chega um momento onde Jesus passa de ser uma ideia para ser a pessoa real com a qual começo a estabelecer uma relação mais íntima, com quem me sinto em confiança e quem me transforma a vida, é ali onde Jesus me revela seu imenso amor, seu mistério de salvação, tudo o que faz por mim, mesmo que eu não o entenda, isso foi o que viveram os discípulos e ao que estou chamado a viver hoje.

PALAVRA DOS MÍSTICOS

Escreve o Irmão Lourenço da Ressurreição, carmelita francês:
« Todos os discursos seletos que ouvi sobre Deus, tudo quanto li sobre Ele, tudo o que cheguei a sentir, nada foi suficiente para satisfazer-me. Porque sendo infinito em sua perfeição, está mais além de toda compreensão. Não há palavras tão eloquentes, para dar-nos uma ideia perfeita de sua grandeza. Ele só Si nos revela na fé, e a fé nos permite conhecê-Lo tal como Ele é. Na fé, poderás conhecer mais d’Ele em muito menos tempo que em vários anos de escola».
(Viver na presença de Deus. A espiritualidade cotidiana do Irmão Lourenço da Ressurreição)

ORAÇÃO

Jesus, te reconheço como meu salvador,
o Senhor de minha vida, minha fortaleza
e meu autêntico amigo,
obrigado por ser o Deus conosco,
o companheiro de caminho,
Deus da humanidade.

Consuelo Rodríguez, CM - Colômbia

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem