17 de Fevereiro de 2023
Sexta-feira da VI semana do Tempo Comum
Texto Orante: Consuelo Rodríguez, CM - Colômbia



Motivação

Senhor, aproveito esta nova oportunidade que me ofereces para encontrar-nos na intimidade do coração, e me disponho para vive-la com alegria e plenitude, desejoso de escutar-te e descansar em ti. Inicio este momento em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Do Evangelho de São Marcos 8, 34-9,1



Naquele tempo, chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la. Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

Comentário Orante


«De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro se arruína sua vida?». Esta pergunta do Evangelho tem que se converter no alarme que nos ajuda a despertar do adormecimento em que nos tem o mundo, que nos faz crer que em possuir, no prazer e a desumanização esta nossa autêntica ganância, e, por isso, o verdadeiramente importante é viver com a força do amor, se considera algo ridículo, utópico e até ultrapassado.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresa de Jesus:
«Ó vida, vida! Como podes sustentar-te estando ausente de tua Vida? Em tanta solidão, a que te dedicas?... Que te consola, ó alma minha, nesse tempestuoso mar?... Ó Senhor, quão suaves são os Vossos caminhos! Mas quem caminhará sem temor? Temo estar sem Vos servir e, quando Vos vou servir, não encontro nada que me satisfaça para pagar algo do que devo. Parece que eu gostaria de me dedicar toda a isso, mas, quando bem considero a minha miséria, vejo que não posso fazer nada que seja bom se Vós não me concedeis».
(Exclamações da alma a Deus 1,1)


ORAÇÃO

Jesus, tu és o caminho verdadeiro,
ensina-me a querer transitar por ele.
Jesus, tu és a vida,
ensina-me a valorizá-la, a desfrutá-la
e buscar sempre como dignificá-la.
Jesus, tu és o amor,
ensina-me a viver com ele.

Consuelo Rodriguez, CM, Colômbia

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem