07 de Fevereiro de 2023
Terça-feira da V Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Luz Mabel Orozco Naranjo, CMS – Colômbia



Motivação

Senhor, nos abrimos a tua presença que nos habita e rodeia. Reconhecemos que às vezes colocamos tantas coisas desnecessárias em torno de tua mensagem, que tudo o que fazemos é prendê-lo, acorrentá-lo, minimizá-lo. Tua mensagem de amor é de completa liberdade, é de alegria, é humilde, simples, caloroso, sem tantos adornos, sem tantas regras, sem tanta doutrina, sem tantos preceitos, sem tantas tradições, sem tantos rituais. Perdoa-nos, Senhor, porque muitas vezes fazemos muitas coisas que não devemos fazer e que fazem mais longo o caminho para chegar a ti.
Ajuda-nos a entender que tu só buscas o menor e mais simples de nós, “estar próximo de nós”.

Do Evangelho de São Marcos 7, 1-13



Naquele tempo: Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras,
isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' Jesus respondeu:
'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam,
pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.'
E dizia-lhes: 'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a
Deus'. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.

Comentário Orante

Os fariseus e escribas se reúnem ao redor de Jesus, com um olho crítico às tradições que não são sempre cumpridas por seus discípulos. Seus corações estão fechados e eles estão surdos para a autêntica mensagem doadora de vida de Deus.
Queremos aprender a estar próximo de Deus, não só honrado-o com os lábios, com doutrina, com preceitos humanos, com tradições, mas vivendo sua mensagem em nossas vidas, atuando como Jesus Cristo o fez.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresinha:
«Jesus não precisa de livros nem de doutores para instruir as almas, Ele é o Doutor dos doutores, ensina sem o ruído de palavras... Nunca o ouvi falar, mas, a cada momento, sinto que está em mim. Guia-me, inspira o que devo dizer ou fazer. Bem no momento em que preciso, descubro luzes que nunca tinha visto antes, na maioria das vezes, não é durante as minhas orações que elas surgem mais abundantes, é no meio das ocupações diárias...»
(História de uma Alma, Manuscrito A)



ORAÇÃO

“Senhor, nosso dono,
que admirável é teu nome
em toda terra!
Quando contemplo o céu, obra de teus dedos, a lua e as estrelas que criaste,
que é o homem para que te lembres dele,
o ser humano, para dar-lhe poder?”
(Sal 8, 2.4-5)

Luz Mabel Orozco Naranjo, CMS -Colômbia

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem