21 de Fevereiro de 2023
Terça - Feira da VII Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE



Motivação

Abra-se ao Espírito para que lhe ensine a ser instrumento de paz. Que onde haja ódio, ponha amor, onde haja discórdia, semeie perdão, onde haja tristeza, faça brotar a alegria.
Escute com Maria ao Senhor e realize o ministério da escuta com os que vivem consigo.
Ponha-se diante de Deus com a família de irmãos e irmãs que lhe foi dada, coloque-se diante da humanidade com a boa nova de Deus nos lábios e no coração.

Do Evangelho de São Mateus 9, 30-37


Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”.


Comentário Orante

Jesus reitera seus ensinamentos sobre o destino do Filho do homem, mas os discípulos não entendem, têm medo que Jesus lhes surpreenda.
Jesus lhes explica o que supõe estar com Ele: têm que deixar tudo de lado toda ambição, e ser o servidor de todos.
No reino, o bom não é ser importante, mas que o importante é ser bom, ser os primeiros a servir aos outros. Este é o projeto de Jesus: o outro, e para lográ-lo, nos convida a ter a confiança de uma criança que se confia a seu pai.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresa:
«Aqui todas hão de ser amigas, todas hão de se amar, todas hão de se querer, todas hão de se ajudar, ... E creiam-me, irmãs, que mesmo que os pareça extremo, nele está grande perfeição e grande paz... Amemos as virtudes e o bom interiormente falando, e tenhamos sempre um cuidadoso empenho em não fazer caso de tudo quanto é exterior.».
(Caminho de Perfeição 4,7)



ORAÇÃO


Aqui tens minha vida, Jesus.
Desejo que se cumpra em mim
teu plano de amor para todos.
Ensina-me a fazê-lo
sem pretensões de grandeza,
com minha vida simples de cada dia.
Quero ser teu amigo.
Quero ir contigo, beber de tua fonte,
respirar ao ar de teu Espírito,
compartilhar contigo o pão e a palavra.

CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem