22 de Fevereiro de 2023
Quarta-Feira de Cinzas - Dia de Jejum e abstinência
Texto Orante: Teresa Gárriz



Motivação

Começamos este momento de oração com a Palavra de Deus que Ele quer que seja a protagonista deste dia. A escuto com atenção e deixo que desça ao coração, onde poderei compreendê-la em verdade e em intimidade. Peço a graça de que ao começar esta Quaresma, nesta quarta-feira de cinzas, me abra ao que de verdade importa, me ponha diante do que me ama com loucura para que me ensine a amar, a crescer e amadurecer minha vida de fé.
Hoje, sua Palavra ,me pede que não busque o protagonismo de parecer bom diante dos demais mas que o seja de verdade.

Do Evangelho de São Marcos 6,1-6.16-18


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé,
nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


Comentário Orante

Quaresma é um tempo para rememorar a prioridade de Deus em nossas vidas: que viemos d’Ele e vamos até Ele e que Ele é a companhia de nossas vidas.
O evangelho de hoje nos fala de dar esmola, orar e jejuar..., mas faz ênfase em como temos que fazê-lo, em segredo. Poderíamos pensar que o que os demais veem pode dar um bom testemunho, um bom exemplo... E é certo. Mas aqui se trata da atitude do coração, que não o faça para ser bem visto, que o faça por amor. Jesus, não veio destruir a Lei, mas levá-la à sua plenitude. Praticar o jejum, a oração e a esmola é bom, mas faça-o só para agradar a Deus.
O julgamento dos homens hoje é um e amanhã outro. Que só seja o amor à verdade, ao bem, é dizer a Deus o que me move. Porque o que faça com amor sincero durará eternamente.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve São João da Cruz:
« Uma obra feita às escondidas e sem querer que se saiba, por pequena que seja, agrada mais a Deus do que mil feitas com vontade de que os homens as vejam. Quem faz as coisas por Deus no amor mais puro, pouco se importa que os homens as vejam, pois nem as faz para que o próprio Deus as conheça. E ainda que Ele nunca as viesse a conhecer, não deixaria de Lhe prestar os mesmos serviços com a mesma alegria e pureza de amor».
(Ditos de Luz e Amor 20)

ORAÇÃO

Sim, Jesus, quero viver no segredo,
no escondido, quero viver em teu coração.
Como diz essa bonita oração do século XIV:
Dentro de tuas chagas esconde-me.
Jesus, dá-me um coração livre.
Jesus, faça meu coração semelhante ao teu.

Teresa Gárriz

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem