01 de Março de 2023
Quarta-feira da I Semana da Quaresma
Texto Orante: Teresa Gárriz


Motivação

Como as pessoas do Evangelho, hoje me coloco muito próxima de ti, Jesus, e começo o dia como eles, escutando tua Palavra.
Quero que tua Palavra seja a lâmpada de meus passos, a luz de meu caminho. Quero acolhê-la para colocá-la em prática e converter-me de uma vez por todas. Fala, Jesus, que estou te escutando.

Do Evangelho de São Lucas 11, 29-32



Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Comentário Orante

Que contraste tão grande entre esta geração que está empilhada ao redor de Jesus, escutando-o, mas que não se convertem, e a rainha do sul, que é capaz de fazer uma grande viagem para escutar a sabedoria de Salomão. Às vezes nos acostumamos tanto ao que temos ao lado que não sabemos apreciar e surpreender-nos. Isto nos faz refletir sobre nossa própria conversão: Realmente as palavras de Jesus guiam nossa vida? Sei descobrir em minha vida diária os sinais que Deus me manda? Ou só vou buscando o fácil e satisfatório?

PALAVRA DOS MÍSTICOS

Escreve Edith Stein, Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein:

« Aquele a quem Deus mesmo fez a graça de introduzi-lo no próprio interior e se entregou a Ele por inteiro na união de amor, esse tal tem resolvido o problema de uma vez para sempre, já não tem senão que deixar-se guiar e levar pelo Espírito de Deus que sensivelmente o está empurrando, e tem em todo lugar e momento a consciência de fazer o que deve. Na grande decisão que tomou em um ato de suprema liberdade, vão incluídas todas as decisões posteriores, as quais se irão produzindo em cada caso por seus passos».

(A ciência da Cruz)



ORAÇÃO

Hoje, Senhor, quero ficar a teu lado,
mas não quero acostumar-me.
Quero ser capaz de continuar descobrindo cada dia a grandeza de teu amor, do qual nos falas hoje com o sinal de Jonas.
Que nunca me acostume
ao desperdício do amor, sempre novo,
que é tua morte e ressurreição por nós.
E, naturalmente, que nasça em mim um
coração agradecido.

Teresa Gárriz

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem