17 de Março de 2023
Sexta- feira da III Semana da Quaresma
Texto Orante: Montse Benito

Motivação


Temos decidido deixar o que estávamos fazendo para dar uns momentos a Deus. Estamos contentes. Mas mais contente está Ele, que quer ter o primeiro lugar em nossa vida.
Por certo, nos ocorreu alguma vez orar com o primeiro mandamento da Lei de Deus? Concordamos de verdade? Mas recordamos cada dia ao despertar? Porque os judeus o repetem e ruminam sem parar: “Escuta, Israel...” Recordemos agora... Façamos assim lembrança da vontade de Deus, meditá-la dia e noite, nos leva a conformar-nos com ela.
Escutando com um coração atento esta passagem do Evangelho, deixemos que a Palavra de Deus nos leve e transforme nossa vida.

Do Evangelho de São Marcos 12, 28b-34



Naquele tempo, um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.



Comentário Orante


Este escriba se pode considerar feliz por haver tido a confirmação, da parte de Jesus, que ia por bom caminho, de que cumpria a vontade de Deus. Por quê? Porque sua memória não falhou, seu coração buscou simplesmente neste mandamento a luz e o sentido de sua vida. Por isso podia permitir-se dar razão a Jesus. E Jesus lhe revelou sua recompensa: “Não está longe do reino de Deus porque já está em ti, e, além do mais, diante de ti, sou eu, quem te fala”.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve o Beato Maria Eugênio do Menino Jesus:
«“O fim de tudo é o amor”. Só a visão face a face é mais desejável, mas não é própria da terra. Todo conhecimento na terra tem, pois, que alimentar o amor e avivar o fogo do amor. Seria vão fiar-se nestes altos conhecimentos e querer utilizá-los por eles mesmos. Isso seria tentar colher com a mão a chama que sobe da fogueira ou a luz que dela se desprende para leva-la e fazê-la propriedade sua. Os santos sentiram o estremecimento que produz a luz que brota do amor, os desejos que mantém e cria, jamais pensaram que pudessem utilizar-se de outra maneira mas para amar mais».
(Carta 37)


ORAÇÃO

Em tua presença, com espírito de adoração,
quero fazer meu o mandamento
que fundamenta minha vida.
Tu mesmo fará que o realize em verdade.
Faça que te escute, Senhor, nosso Deus, tu, o único Senhor:
faça que te ame, Senhor, meu Deus, com
todo meu coração,
com toda minha alma, com toda minha mente,
com todo meu ser.
Faça que ame a meu próximo como a
mim mesmo,
como tu me amas. Amém.

Montse Benito

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem