16 de Março de 2022
Quinta-feira da III Semana da Quaresma
Texto Orante: Montse Benito

Motivação


Nos coloquemos em presença de Deus, em meio do ruido e do estresse, para encontrar com Ele uns momentos de luz e de paz.
Nossa vida é uma aventura, sim, e para nós, cristãos, um combate espiritual. Graças à Páscoa de Jesus, este combate já está ganho. Mas agora nos cabe vivê-lo assim, sofrendo com amor, fé e esperança, enraizados n’Ele.
Escutemos com atenção a passagem do Evangelho e fixemos em como nos fala Jesus.

Do Evangelho de São Lucas 11, 14 - 23



Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.



Comentário Orante


Jesus realizou um ato de salvação libertando àquela pessoa de seu “demônio”. Esta ação, objetivamente boa, é mal interpretada por certas pessoas, seguramente só algumas, mas que fazem muito ruido. É normal, o demônio semeie sempre a confusão em meio do ruido de comentários.
Jesus infunde a paz do coração com sua Luz. Sua presença, sua palavra põem em evidência a profunda incoerência e inconsistência do demônio. E afirma de modo contundente seu verdadeiro domínio sobre nós: nossa liberdade se encontra sempre com Ele, estando com Ele em corpo e alma, recolhendo tudo o que vem d’Ele, como Maria, na intimidade do coração. Ele é nosso libertador. Com ele não nos perderemos, não nos espalharemos.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve São João da Cruz:
«Regozija-te do bem dos outros como se fosse teu e querendo que sejam preferidos a ti em todas as coisas e isto com inteira sinceridade. Assim agindo, vencerás o mal com o bem, ... andarás com alegria no coração. E procura exercitar mais isto com os que menos te caírem em graça... E sê sempre mais amigo de ser por todos ensinado do que de querer ensinar ao menor entre todos».
(Cautelas, Nº13)


ORAÇÃO

Senhor Jesus, não permitas que me separe de ti:
nem a aflição, nem a angústia,
nem a enfermidade, nem a perseguição,
nem as contrariedades da vida,
nem os comentários e influências dos demais.
Se tu estás conosco,
tu que te entregastes por nós,
quem estará contra nós?
Em tudo vencerei, no combate espiritual
da vida,
obrigada a ti, Senhor, que me amou até o fim.

Montse Benito

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem