14 de Março de 2023
Terça-feira da III Semana da Quaresma
Texto Orante: Montse Benito

Motivação


Hoje, com Pedro, propomos a Jesus a pergunta do milhão, talvez a que mais nos custa a nível existencial e que está sempre na ordem do dia: a do perdão.
Jesus nos dá uma resposta bastante clara, e para isto nos convida a recordar. Pois para realizar este gesto tão difícil como é perdoar, não basta analisar as circunstancias, mas também e sobretudo fazer memória em nosso coração: Jesus na Cruz perdoando a seus assassinos, e a todos nós, em nossa rejeição, nos precedeu, nos acompanha e nos quer mover a fazer como Ele. Escutemos com um coração atento.


Do Evangelho de São Mateus 18,21-35



Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O patrão indignou-se e mandou entregar, por mais grave e importante que sejam. aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Comentário Orante


Neste evangelho há dois ensinamentos sobre o perdão: a resposta de Jesus: perdoar sempre, e a lição da parábola: perdoar de coração. Perdão em tempo e qualidade. Perdão a imagem de Deus. Por isso, quando não perdoamos a nossos irmãos, estamos esquecendo-nos de que Deus nos perdoou, antes, de tudo.

Nos surpreendemos da dureza que é o nosso coração e nos enchemos de tristeza ao constatar que nos é impossível mudar. Este é o momento de suplicar ao Espírito Santo que venha em nossa ajuda para discernir onde estão a justiça e a verdade, onde estão o esquecimento e a libertação, onde está a ajuda efetiva que temos que nos dar mutuamente para crescer no caminho da irmandade, a imagem de Deus.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresa de Jesus dos Andes:
«Tive pena. Não me atrevo a olhar quase à Madre Esquerdo, porque penso que acreditará que sou uma mentirosa. Enfim que fazer-lhe? Eu o fiz porque tinha fundamento. Eu havia visto o que afirmei. Que Deus perdoe essa pessoa. Rezo por ela, para que não caia mais baixo (...) Me disseram tantas coisas, que acreditei que tudo havia perdido (...) Enfim, que se faça a vontade de Deus. Sou aquela que sou diante de Deus. Que importam as criaturas?».
(Diário 25)


ORAÇÃO

Senhor Jesus, aqui me tens.
Tu sabes tudo, tu sabes que te amo.
Envia-me teu Espírito Santo,
capaz de converter em fogo de amor
minha miséria humana,
capaz de recrear-me pondo ordem em meu caos
com tua luz bendita,
capaz de dar-me força
para esperar contra toda esperança,
capaz de ensinar-me a perdoar
a imagem de nosso Deus Pai.

Montse Benito

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem