15 de Março de 2023
Quarta-feira da III Semana da Quaresma
Texto Orante: Montse Benito
Motivação
Nos detemos uns momentos para buscar o silencio em que habita Jesus.
Hoje se apresenta a nós como o Mestre da Sabedoria, pois Ele sabe o que há que fazer para chegar ao reino dos céus. Certamente, o reino dos céus se distingue dos outros. Jesus veio ao mundo para transformá-lo a partir de dentro, respeitando suas leis, e dar-lhes, desde dentro, seu autêntico valor. Descubramos de que modo.
Do Evangelho de São Mateus 5, 17 - 19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos céus”.
Comentário Orante
Escutando esta passagem do Evangelho, recordamos aquele outro em que os fariseus, com múltiplos e minúsculos preceitos opressivos, atavam a liberdade dos demais enquanto eles ignoravam.
Jesus explica aos discípulos que, apesar destas atitudes injustas, há que ir mais além. E Ele dará exemplo, entregando-se na cruz: “Tudo se cumpriu”.
Cumpriu tudo o que diziam as Escrituras, até o final. O fez porque é Deus, mas o fez por amor. Aí está a plenitude.
A isto nos convida. Fazer, com seu amor, o único que está ao nosso alcance: as menores coisas da vida.
Palavra dos Místicos
Escreve Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein:
«O “faça-se tua vontade!” (Mt6,10) em todo seu sentido e profundidade tem que ser o fio condutor de toda vida cristã. Essa disposição deve regular o curso do dia, da manhã à noite, o passar dos anos e, em suma, a viva total. Essa haverá de ser além do mais a única preocupação do cristão. Todos os demais cuidados os tomam o Senhor sobre si. Essa, entretanto, permanece sob nossa responsabilidade durante toda nossa vida».
(Os caminhos do silencio interior)
ORAÇÃO
Jesus, ensina-me a amar em plenitude,
como tu, com teu amor,
para cumprir a vontade de Deus.
Ensina-me o valor da entrega por amor,
o valor da Cruz.
O único que dá valor às coisas
é o único que vale a pena pedir-te:
o amor.
Montse Benito
Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS
Postar um comentário