Toda de Deus e muito humana: Maria nos Dogmas
O conceito atual de Dogma:O Vaticano II apresentou dois elementos: primeiro que o dogma deve ser uma verdade existente na Revelação (elemento material); segundo que o dogma deve ser uma verdade que se formulou e que expressamente se propôs como objeto da fé (elemento formal).O conceito atual de dogma enfrenta dificuldades: tem-se a mentalidade que dogma não se entende, se aceita. Dogma é algo contrário à razão, portanto deve se aceitar. Outros acusam a racionalidade da fé. Outras críticas é a fixação da linguagem, pois a cultura muda e a linguagem também. Diante disto, como cristalizar a verdade dentro do esquema dogmático? O dogma prende ou limita a mensagem da salvação à fórmulas rígidas. A Teologia concebe o dogma de maneira mais flexível.
A MATERNIDADE DIVINA DE MARIA
CANTO:
Mãezinha do céu, eu não sei rezar
Eu só sei dizer: Eu quero te amar
Azul é seu manto, branco é seu véu
Mãezinha eu quero te ver lá no céu (bis)
Mãezinha do céu, Mãe do puro amor
Jesus é teu Filho, eu também o sou
Azul é seu manto, branco é seu véu
Mãezinha eu quero te ver lá no céu (bis)
SENTIDO TEOLÓGICO: Maria Theotókos não é genitora da divindade, mas do Verbo encarnado: Deus feito homem.
FUNDAMENTOS BÍBLICOS: Recorre-se aos textos que afirmam a divindade de Cristo (Gál 4,4-6; Mt 1.18-25; Mt 9,2-3; Mt 28,20; Lc 1,39)
A Mãe de Deus no Concílio Vaticano II: A Lumen Gentium no capítulo VIII reafirma definições dos concílios idos sobre a maternidade de Maria. O Concílio apresenta Maria dentro do Plano de Salvação. Maria está em relação a Cristo e à Igreja, sua maternidade não é considerada em si, mas em seu valor salvífico. Maria não é apresentada como mãe somente por ter gerado a Cristo, mas como aquela que acompanha sempre o Filho. Maria é apresentada como modelo da Igreja.
Maria é concebida como a serva do Senhor. Maria retoma o servo de Javé. Em LG 63-64 temos uma relação de Maria com a Igreja: Maternidade de Maria e Maternidade da Igreja. A Maternidade se perpetua e se renova. A Igreja continua a gerar outros Cristo; através desta maternidade se estabelece a relação Igreja e cristãos.
A VIRGINDADE DE MARIA
CANTO:
És, Maria, a Virgem que sabe ouvir
e acolher com fé a santa palavra de Deus.
Dizes "sim" e logo te tornas Mãe;
dás à luz depois o Cristo que vem nos remir.
Virgem que sabe ouvir o que o Senhor te diz
Crendo gerastes quem te criou! Ó Maria, tu és feliz!
Conteúdo Dogmático:
Este dogma pertence à Tradição da Igreja. O Concílio de Latrão, em 649,o define. Maria é virgem antes, durante a após o parto. Esta definição foi reafirmada por Paulo VI.
FUNDAMENTOS BÍBLICOS: Mt 1,18.25: Mateus evita o verbo gerar e utiliza o verbo parir, dar à luz. Lc 1,34-35: A concepção é obra do Espírito Santo. Em Is 7,14: A virgem concebe como sinal da ação salvífica de Deus.
Notas importantes: A Virgindade de Maria é um mistério que não faz sentido se pensado estritamente a partir da lógica humana. Esta afirmação é transmitida pela Sagrada Escritura e acolhida e desenvolvida pela Igreja. Atualmente seria necessário refletir sobre o significado deste dogma para o homem de hoje. Outrossim, afirmar a Virgindade de Maria é realçar a origem divina de Jesus Cristo. A Salvação se dá por intervenção divina, Deus é quem toma a iniciativa. LG 64 apresenta a Virgindade, disponibilidade e entrega, como valor para toda a Igreja.
A IMACULADA CONCEIÇÃO
CANTO:
Imaculada, Maria de Deus.
Coração pobre acolhendo Jesus
Imaculada, Maria do povo.
Mãe dos aflitos que estão junto à cruz.
Um coração que era sim para a vida
Um coração que era sim para o irmão
Um coração que era sim para Deus
Reino de Deus renovando este chão.
Olhos abertos pra sede do povo
Passo bem firme que o medo desterra
Mãos estendidas que os tronos renegam
Reino de Deus que renova esta terra
Conteúdo Dogmático: Foi Promulgado por Pio IX, no dia 08 de dezembro de1854. Afirma a imunidade de Maria ao Pecado Original. Maria não teve pecado. Maria desde sua concepção foi preservada, por um privilégio singular, de todo pecado. Isto, não se deve perder de vista, devido os méritos de Cristo. A redenção que nos livra, a preserva. Esta preservação não se refere às consequências do pecado: os sofrimentos, dores e morte. Este dogma evidencia a raça adâmica de Maria. Sendo parte da raça de Adão também o pecado original seria comum a ela se Deus não a tivesse preservado em vista dos méritos de Cristo.
FUNDAMENTOS BÍBLICOS: Não se encontra nada explicitamente. Procuramos, da leitura geral e ampla da Sagrada Escritura, argumentos na passagem Gn 3,15;Pv 8,22; Lc 1,28.
Significado Teológico: A íntima relação de Maria com Cristo é que a leva a ser preservada de qualquer conivência com o pecado. Maria, proclamada pela Igreja, é totalmente de Deus, o pecado não a contaminou. A Imaculada Conceição é pura graça de Deus. O homem não tem mérito. a santificação é obra de Deus. Em Maria a Igreja encontra a sua utopia. Igreja Esposa sem mancha.
FUNDAMENTOS BÍBLICOS: Não se encontra nada explicitamente. Procuramos, da leitura geral e ampla da Sagrada Escritura, argumentos na passagem Gn 3,15;Pv 8,22; Lc 1,28.
Significado Teológico: A íntima relação de Maria com Cristo é que a leva a ser preservada de qualquer conivência com o pecado. Maria, proclamada pela Igreja, é totalmente de Deus, o pecado não a contaminou. A Imaculada Conceição é pura graça de Deus. O homem não tem mérito. a santificação é obra de Deus. Em Maria a Igreja encontra a sua utopia. Igreja Esposa sem mancha.
A ASSUNÇÃO DE MARIA
CANTO:
Surgiu um grande sinal no céu
Uma mulher revestida de Sol
A Lua debaixo de seus pés
E na cabeça uma coroa
Não há com que se comparar
Perfeito é quem te criou
Se o Criador te coroou.
Te coroamos, ó Mãe
Te coroamos, ó Mãe
Te coroamos, ó Mãe
Nossa Rainha!
Te coroamos, ó Mãe
Nós te coroamos, ó Mãe
Te coroamos, ó Mãe
Nossa Rainha!
Te coroamos, ó Mãe
Te coroamos, ó Mãe
Te coroamos, ó Mãe
Nossa Rainha!
Conteúdo Dogmático: Foi o último dogma a ser definido por Pio XII, em 01 de novembro de 1950. Refere-se à glorificação de Maria em corpo e alma (totalidade do se ser). A definição dogmática não se refere à morte de Maria, uma questão relativamente polêmica. Para melhor entender: a assunção não quer fazer referência a algum lugar; ser elevada, glorificada, significa ser elevada à presença de Deus.
FUNDAMENTOS BÍBLICOS: Lc 1,28; Ap 12.
Significado Teológico: Unida a Cristo, Maria é chamada a participar da glória de Cristo. Maria glorificada é também início e Imagem da esperança escatológica que anima toda Igreja. A glorificação de Maria difere da nossa quanto ao tempo e ao medo.
Oração
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplica sem nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
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