26 de Fevereiro de 2023
Domingo I Semana da Quaresma
Texto Orante: Teresa Gárriz



Motivação

Que maravilha que possa se encontrar ao começar a Quaresma esta Palavra tão cheia de vida! Pode lhe falar de muitas coisas.
Lhe fala do simbolo do deserto, um espaço e um tempo propício para a escuta da Palavra e o encontro com o amor de seu Deus.
Lhe fala das tentações de cada dia: a vida fácil,a fama, o desejo de poder e ter mais e mais. Que caminho seguir? Tem sentido a fidelidade ao que se crê?
Lhe fala de Jesus, o melhor amigo para seu caminho. Passou, como você, pelas provas. Sabe sobre dificuldades. Mas sabe, sobretudo, da fidelidade ao Pai, que lhe disse que é seu filho querido. Olhe-O , trata-O como amigo, te fala como ninguém sobre o Pai e sobre você mesmo/a.

Evangelho de São Mateus 4 , 1 -11



Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, depois disso, teve fome. Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'”. Então o diabo levou Jesus à cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!'” Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória e lhe disse: “Eu te darei tudo isso se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai-te embora, satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto'”. Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.


Comentário Orante


Jesus não quer converter as pedras em pão, mas converter aos homens para que compartilhem o pão. Quer um pão que não seja poder, mas comunhão. Auto referencialidade é uma tentação, porque não só de bem estar vive o ser humano.
Quando estamos em tentação, somente a Palavra de Deus nos salva. A Palavra nos fortalece nas provas, quando tudo parece sombrio, renova nosso espírito, nos faz conhecer o amor e a amizade, desenvolve nossa solidariedade com os que sofrem, nos faz escutar nossa consciência com responsabilidade.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresinha:

«Se é tão difícil dar a quem quer que peça, é ainda mais difícil deixar levar o que nos pertence sem pedir de volta... Só a caridade pode dilatar o meu coração, ó Jesus. Desde que essa doce chama o consome, corro alegre na via do vosso mandamento novo... Quando a caridade deitou raízes profundas na alma ela se manifesta no exterior».

(História de uma Alma, Manuscrito C)

ORAÇÃO

Jesus, tu não convertes as pedras em pão,
mas fazes de tua vida um pão partido
para todos.
Jesus, tu não acumulas em tuas mãos as
riquezas, mas ofereces tuas mãos para
levantar aos caídos.
Jesus, tu não te deixas fascinar pelos
reinos deste mundo, te basta a pérola do
Reino que o Pai te confiou.
Obrigada, Jesus, por abrir-me caminhos
de vida.

Teresa Gárriz

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem