27 de Março de 2023
Segunda-feira I Semana da Quaresma
Texto Orante: Teresa Gárriz


Motivação


Ao iniciar hoje a oração, deixo que o silencio e a vontade de escutar tua Palavra, desperte meus sentidos para absorver sua vida. Quero reconhecer-te em meus irmãos, sobretudo nos mais necessitados, para viver como tu focado nos outros. Que bonito seria o mundo! E felizes seríamos todos!
Dá-me tua graça e Espírito para ver-te em todos e ajudar aos mais necessitados.

Evangelho de São Mateus 25, 31 - 46



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

Comentário Orante

No Evangelho de hoje, Jesus nos fala do juízo final a todas as nações, nos remete a nosso hoje. Nossa vida se está julgando agora mesmo. Somos nós que decidimos estar agora próximos ou afastados de Jesus. Queremos que nos chame “Benditos de meu Pai?” É possível, está em nossas mãos.
A linguagem de Jesus não é abstrata, é muito concreta. Nos fala de comida, bebida, teto e roupa. Não podemos não entendê-lo...Animemo-nos a realizá-lo! Que a palavra amor seja algo concreto em nossa vida, como foi na de Jesus.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresa:

«Obras quer o Senhor; e, se vês uma enferma a quem podes dar algum alívio, não se te dê nada de perder essa devoção e te compadeças dela; e se tem alguma dor, te doa a ti também; e se for preciso, jejua, para que ela coma, não tanto por ela, mas porque sabes que teu Senhor quer isso. Esta é a verdadeira união com Sua vontade; e se vires louvar muito a uma pessoa, te alegres muito mais do que se te louvassem a ti».

(5 Moradas 3,11)

«Para isto é a oração, filhas minhas; para isto serve este matrimónio espiritual: que nasçam sempre obras, obras».

(7 Moradas 4,6)



ORAÇÃO

Obrigada, Senhor, pelo dom dos meus irmãos.
Ajuda-me a amá-los como tu os amas.
Tu és, nosso irmão maior,
roga ao Pai por nós.
Afasta de nós o perigo do ódio,
a indiferença e o egoísmo.
Ajuda-nos a construir uma fraternidade
que antecipe aqui na terra
a que nos tem preparada
para sempre lá no céu.

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem