23 de Fevereiro de 2023
Quinta-feira depois das Cinzas
São Policarpo, bispo e mártir
Comemoração
Texto orante: Teresa Gárriz



Motivação

Começo hoje a pôr em prática a forma de orar que Jesus me pediu ontem. Estou aqui para agradar-te, para amar-te unicamente. Quero que este tempo que te dou seja de qualidade, para que tu possas utilizar para meu bem e dos demais.
Hoje me pedes, nos pedes, que colhamos nossa cruz e que te sigamos... É fácil compreender que te necessitamos. Só olhando-te com a cruz às costas poderemos seguir-te aceitando a nossa.

Do Evangelho de São Lucas 9, 22 - 25


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?”



Comentário Orante

Que grande pedagogia a do Senhor! Primeiro nos mostra sua vida, seus próprios sofrimentos, para que logo possamos aceitar os nossos. Por isso nos disse: “Leve tua cruz e segue-me” . Sem seu exemplo à frente é impossível. Sua vida guarda uma dimensão escondida que dá sentido a tudo. E a minha também.
Além do mais, seu exemplo me ajuda porque sei que agora não estou só, que há alguém que acompanha meu caminho, que o percorre comigo.
Temos um companheiro de caminho. Ele nos ajudará para chegar por sua mão ao céu. Ele sempre está disposto a ser nosso cirineu.

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein:
« Não se pode adquirir a ciência da Cruz mais que sofrendo verdadeiramente o peso da cruz. Desde o primeiro instante tive a convicção íntima disto e me disse desde o fundo do meu coração: Salve, oh Cruz, minha única esperança».
(Ciência da Cruz Cruz)


ORAÇÃO

Aqui estou, Jesus, com todos meus sofrimentos e os sofrimentos do mundo no qual vivo.
Com eles quero seguir-te, aprender contigo, caminhar contigo.
Só assim poderei fazer minhas tuas palavras:
“Meu jugo é suave e meu fardo é leve”.
Não quero ganhar o mundo,
quero ganhar-te a ti,
quero viver sempre contigo.

Teresa Gárriz

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem