24 de Fevereiro de 2023
Sexta-feira depois das Cinzas
Texto Orante: Teresa Gárriz

Motivação

Começo o dia dando-me esse tempo que tanto necessito e que me faz bem, mas que tantas vezes deixo pelas urgências. Desejo fazer silencio, descer ao fundo do meu coração para ali, em paz, encontrar ao Senhor.
Hoje lhe apresenta como o esposo e nós teus amigos. Pode haver uma alegria maior que esta? Nos convida a uma festa de bodas, a do mundo com Jesus, podemos estar tristes? Aproximemos de Jesus para experimentar seu amor e falar-lhe do nosso.

Do Evangelho de São Mateus 9, 14 - 15


Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.


Comentário Orante

No Evangelho de hoje, os discípulos de João estão preocupados pela adesão a uma prática , o jejum. Mas Jesus veio ao mundo para algo muito maior, para chamar-nos à sua intimidade. Quer viver conosco em relação de grande intimidade, como a do esposo com a esposa. Essa é a relação que quer. Não é uma prática exterior a mais que veio nos trazer. É uma relação de amor. Portanto, é um momento para estar alegres.
Também nos anuncia uma próxima ausência, mas vai se breve -Jesus vai morrer-, mas voltará a estar para sempre ao nosso lado, entregando-nos amor, alegria e paz.

PALAVRA DOS MÍSTICOS


Escreve Santa Teresa de Jesus:

«Oh! bondade infinita do meu Deus, que me parece que Vos vejo e me vejo desta sorte! Oh! regalo dos anjos, que toda eu, quando Vos vejo, me quereria desfazer em amar-Vos! Quão certo é sofrerdes Vós a quem não sofre que Vós estejais com ele! Oh! que bom amigo sois, Senhor meu, como o ides regalando e sofrendo e esperais que se afaça à Vossa condição e, entretanto, lhe sofreis Vós a sua!
Tomais em conta, meu Senhor, os momentos em que Vos quer, e com um ponto de arrependimento olvidais o que Vos tem ofendido».
(Livro da Vida 8,6)

ORAÇÃO

Senhor, ajuda-me a responder com
alegria a este convite.
A vida contigo é um ato de amor!
Que a oração para mim seja esse
encontro alegre contigo.
Que nada do passado possa fazer-me
perder essa alegria da festa de bodas
com o Cordeiro que nunca se acabará.

Teresa Gárriz

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem