24 de Fevereiro de 2023
Sexta-feira depois das Cinzas
Texto Orante: Teresa Gárriz
Motivação
Começo o dia dando-me esse tempo que tanto necessito e que me faz bem, mas que tantas vezes deixo pelas urgências. Desejo fazer silencio, descer ao fundo do meu coração para ali, em paz, encontrar ao Senhor.Hoje lhe apresenta como o esposo e nós teus amigos. Pode haver uma alegria maior que esta? Nos convida a uma festa de bodas, a do mundo com Jesus, podemos estar tristes? Aproximemos de Jesus para experimentar seu amor e falar-lhe do nosso.
Do Evangelho de São Mateus 9, 14 - 15
Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
Comentário Orante
No Evangelho de hoje, os discípulos de João estão preocupados pela adesão a uma prática , o jejum. Mas Jesus veio ao mundo para algo muito maior, para chamar-nos à sua intimidade. Quer viver conosco em relação de grande intimidade, como a do esposo com a esposa. Essa é a relação que quer. Não é uma prática exterior a mais que veio nos trazer. É uma relação de amor. Portanto, é um momento para estar alegres.Também nos anuncia uma próxima ausência, mas vai se breve -Jesus vai morrer-, mas voltará a estar para sempre ao nosso lado, entregando-nos amor, alegria e paz.
PALAVRA DOS MÍSTICOS
Escreve Santa Teresa de Jesus:
«Oh! bondade infinita do meu Deus, que me parece que Vos vejo e me vejo desta sorte! Oh! regalo dos anjos, que toda eu, quando Vos vejo, me quereria desfazer em amar-Vos! Quão certo é sofrerdes Vós a quem não sofre que Vós estejais com ele! Oh! que bom amigo sois, Senhor meu, como o ides regalando e sofrendo e esperais que se afaça à Vossa condição e, entretanto, lhe sofreis Vós a sua!
Tomais em conta, meu Senhor, os momentos em que Vos quer, e com um ponto de arrependimento olvidais o que Vos tem ofendido».
(Livro da Vida 8,6)
ORAÇÃO
Senhor, ajuda-me a responder com
alegria a este convite.
A vida contigo é um ato de amor!
Que a oração para mim seja esse
encontro alegre contigo.
Que nada do passado possa fazer-me
perder essa alegria da festa de bodas
com o Cordeiro que nunca se acabará.
Teresa Gárriz
Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS
Postar um comentário