08 de Março de 2023
Quarta-feira da II semana da Quaresma
Texto Orante: Teresa Gárriz

Motivação


Um dia mais, Senhor, quero aprender contigo e com tua Palavra. Por isso estou aqui em silencio, olhando-te e deixando-me olhar por ti. Tu és meu Mestre. Ensina-me a escutar, move-me para servir. Repouso meu coração em teu coração para aprender de ti o amor. Que não me deixe levar pelo desejo de ser mais, mas que me mova o desejo de servir melhor.

Do Evangelho de São Mateus 20, 17 - 28



Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.


Comentário Orante


O evangelho de hoje nos fala de três pontos: o terceiro anuncio da paixão, a petição da mãe dos filhos de Zebedeu e a discussão dos discípulos que querem o primeiro posto.
O anúncio da paixão e das humilhações que tinha que sofrer o Senhor, nem sempre se escutam. Parece mais interessante pensar nos postos mais importantes do reino. Hoje como ontem, Jesus rechaça esses desejos mundanos e nos pede que não caiamos nessa armadilha. Seguir Jesus implica estar dispostos a servir de coração, sem buscar o êxito nem postos de poder.
Tiago e João pedem favores, Jesus promete sofrimento.
Eu, o que peço ao Senhor na oração? Como aceito o sofrimento e as dores que se apresentam em minha vida?

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve Santa Teresa de Jesus:
«Tenho para mim, que honras e dinheiro quase sempre andam juntos e, quem quer honras, não aborrece o dinheiro e, quem o aborrece, pouco se lhe dá de honras...
A verdadeira pobreza traz consigo uma tal honra, que não há quem lhe resista. Digo a pobreza que é abraçada só por Deus, pois que não precisa de contentar senão a Ele...
Deus nos livre de pessoas que lhe querem servir recordar-se de honra.
Vejam que é má ganância, e, como disse, a mesma honra se perde em desejá-la, em especial nas maiorias, pois não há veneno no mundo que assim mate a perfeição, como estas coisas».
(Caminho de Perfeição 2,6- 12,7)


ORAÇÃO

Senhor Jesus, quão facilmente posso cair
em pensar que tenho direito a privilégios.
Que mundano sou quando me aproximo à oração com uma atitude de superioridade, de exigência.
Como aproximar-me de ti crendo-me superior?
Não é esse o caminho do amor.
Ajuda-me a estar sempre aberto a tua graça
e servir a meus irmãos como tu.

Teresa Gárriz

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem