07 de Março de 2023
Terça-feira da II Semana da Quaresma
Texto Orante: Teresa Gárriz

Motivação


Ao começar este momento tão importante do meu dia, deixo que o silencio e a vontade de receber a Palavra de Deus despertem meus sentidos para escutar com atenção o evangelho de hoje.
Que sorte ter todos os dias esta mensagem do céu que me orienta e anima a fazer de minha vida algo bonito que possa agradar-te.
Hoje me falas de um espírito novo, de serviço mútuo e fraterno.

Do Evangelho de São Mateus 23, 1- 12



Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de mestre, pois um só é vosso mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.


Comentário Orante

Sempre me chamou a atenção que Jesus, sendo tão misericordioso com os pecadores, trate com os pecadores, trate com tanta dureza aos fariseus.
A Palavra de hoje continua sendo de total atualidade. Entre nós há, todavia, muito desejo de poder e de mandar. A verdadeira autoridade é uma forma de serviço, não uma forma de controle. Jesus nos pede que não sejamos radicais na aplicação das leis, mas em seu seguimento. A chamada de Jesus é ao serviço. Que pode significar isso em minha vida hoje em dia, em minha família, amizades, trabalho e em minha fé?

PALAVRA DOS MÍSTICOS



Escreve o Beato Maria Eugenio do Menino Jesus:
«A humildade tem o gosto de Deus! Deus desce em toda a parte onde ela se encontra, e em toda a parte onde Deus se encontra nesta terra, ele se reveste dela como com um manto que esconde a sua presença aos orgulhosos e a revela aos simples e aos pequenos...Deus dá sua sabedoria aos pequenos... Só Jesus, vindo para servir e não para ser servido... pode ensinar com seu exemplo»
(Quero ver a Deus 345, 352)


ORAÇÃO

Senhor, ajuda-me a ser um melhor seguidor teu e a escutar o que tratas
de dizer-me.
Faça que meus encontros diários contigo me transformem silenciosamente.
Que cada manhã me faça sempre esta
pergunta: “A quem posso servir melhor hoje
com amor?”

Teresa Gárriz”

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem