09 de Março de 2023
Quinta-feira da II Semana da Quaresma
Texto Orante: Teresa Gárriz

Motivação

Sereno minha alma e me disponho a encontrar-me com o Senhor, que me transmite sua paz. Conecto com o profundo do meu coração, onde encontro o essencial. Me abro a sua Palavra para receber a mensagem que me ajudará a viver o dia de hoje a sua maneira, com Ele quer.
Que saiba olhar ao meu redor e a ser sensível às necessidades dos demais.

Do Evangelho de São Lucas 16, 19 - 31


Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós e nem os daí poderiam atravessar até nós’. O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'”.


Comentário Orante

Me chama atenção nesta passagem que o rico não tem nome, só tem nome o pobre Lázaro, que é exemplo de pobreza total. Será que o rico representa a cada um de nós? O rico somos todos, porque suas atitudes são as nossas. O rico tem de tudo, mas sua vida está vazia, o pobre Lázaro, que quer dizer “Meu Deus ajuda”, não tem nada, mas tem a Deus.
A mensagem de hoje nos leva a ir pela vida como discípulos de Jesus, com os olhos abertos, sendo sensíveis ao sofrimentos dos que nos encontramos no caminho e, se for possível, aliviá-los.

PALAVRA DOS MÍSTICOS


Escreve Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein:

« Para os cristãos não existe “gente estranha”.
Nosso Próximo é aquele que encontramos em nosso caminho e que mais necessita de nós; indiferentemente, se é parente ou não, se a gente gosta dele ou não, se ele é “moralmente digno” da nossa ajuda ou não. O amor de Cristo não conhece fronteiras, ele nunca termina, ele não recua diante da sujeira ou miséria. Ele veio por causa dos pecadores e não por causa dos justos. E se o amor de Cristo mora em nós, então, façamos como Ele fez».
(O Corpo místico de Cristo)


ORAÇÃO

Senhor, tu sabes que sou fraca
e que muitas vezes me esqueço de ti
buscando a satisfação nas coisas deste mundo.
Sabes que costumo pensar em mim mesmo,
em meus planos, em meus gostos, em minha
vontade.
Por isso, te peço, Senhor,
que mude meu coração de pedra
em um de carne,
para assim cumprir minha missão
de ser sal da terra e luz do mundo.

Teresa Gárriz



Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem